Home > Mulher > Saúde

Saiba quais alimentos ajudam a prevenir gripes, resfriados e outras doenças do inverno

Nutrientes são importantes para reforçar a imunidade e deixar o corpo mais saudável

Segunda-feira, 08 de Julho de 2013 - por Naiara Taborda
Saiba quais alimentos ajudam a prevenir gripes, resfriados e outras doenças do inverno
Stock.XCHNG

Os dias mais frios do ano chegam e com eles a gripe e o resfriado. O bom é saber que prevenir aquele mal-estar e dor generalizada pode ser mais simples do que se imagina. Alguns alimentos podem ajudar nessa missão, deixando o corpo mais resistente e protegido das infecções típicas do inverno. “Nessa época é preciso se cuidar para fortalecer o sistema imunológico e os alimentos são muito importantes”, diz a nutricionista Liliam Teixeira

+ Sopas podem substituir refeições para auxiliar no emagrecimento. Prepare!

Vitamina C

Os mais famosos entre os amigos da boa saúde são os alimentos ricos em vitamina C. “Ela é imunoestimulante e muito usada para combater infecções”, explica Tatiana Camacho Barão, nutricionista da Naturallis. Esta vitamina ajuda a aumentar a produção de células de defesa do corpo, que tem efeito direto em bactérias e vírus. Para equilibrar a quantidade dela no corpo, o mais indicado é a ingestão de frutas, como laranja, acerola, pitanga, kiwi, tangerina, caju, fruta do conde, goiaba e limão. “Espinafre, couve, brócolis, tomate, pimentão amarelo, açafrão, coentro, páprica, raiz-forte e tomilho também são fontes”, completa Liliam Teixeira. 

No caso de itens como legumes e temperos que também contem vitamina C, o ideal para aproveitar melhor a quantidade presente nos alimentos é consumí-los não muito aquecidos. “A ingestão deve acontecer logo após o preparo. Em chás, por exemplo, prepare a bebida, deixe descansar e depois acrescente o suco de alguma fruta rica no nutriente”, indica Tatiana. 

Vitamina E

“Como parte do sistema de defesa do corpo, ela interage com as vitaminas A e C e com o selênio, agindo como antioxidante”, explica Liliam. Adicione à dieta do dia a dia alimentos como germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, abacate, gema de ovo, vegetais folhosos e legumes, açafrão, louro, manjericão, manjerona, mostarda-branca, orégano e pimenta.

Vitamina A

A vitamina A, principalmente na forma do betacaroteno, também tem ação anti-inflamatória e deve fazer parte do cardápio. Alimentos como cenoura, abóbora, fígado, espinafre cozido, melão, batata-doce, brócolis, papaia, manga, aspargo, pêssego, beterraba, alho, alho porró, broto de bambu, lentilha, melancia, banana, caqui, gema de ovo, damasco, cereja, alecrim, chili, coentro, cravo índia, estragão, hortelã-pimenta, louro, manjericão, manjerona, pimenta e sálvia são fontes ricas da vitamina. “Aquecer aumenta a absorção do betacaroteno, então pode-se fazer sopas, como de abóbora com cenoura e gengibre”, ensina Tatiana Camacho Barão. 

Vitamina B6

Aumenta imunidade geral, tem ação protetora contra câncer, ajuda a controlar alguns tipos de diabetes e é muito usada para aliviar sintomas TPM”, conta Liliam. Consuma levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, cenoura, abacate, melão, vísceras, peixe, galinha, gema de ovo, nozes, alho, cebola, tempero chili, coentro, cúrcuma, estragão, gengibre, manjericão, manjerona, orégano, páprica, pimenta e sálvia. 

Selênio

A nutricionista Liliam Teixeira explica que o selênio é um importante antioxidante, imunoestimulante, desintoxicante e ainda é anti-inflamatório. Ele é encontrado em frutos do mar, alho, cebola, milho, cereais integrais, cogumelo, castanha-do-Pará, ovo caipira, gengibre e mostarda-branca. “O alho tem que macerar e deixar agir por 10 minutos antes de cozinhar, para não inativar as enzimas”, completa Tatiana. 


Os grãos integrais, como aveia e nozes são ricos em zinco. Foto: Stock.xchn
 

Zinco

Apesar de não ser um imunoestimulante, o zinco é muito importante para a cicatrização e também deve fazer parte da dieta. Alimentos ricos são as carnes magras, frutos do mar e grãos integrais, como as nozes e a aveia. “A aveia é um alimento rico em betaglucana, uma fibra alimentar que tem características antioxidantes e antimicrobianas. Para evitar a gripe deve-se comer uma porção por dia”, indica Liliam. 

Complementos imbatíveis

Iogurte: “No iogurte existem bactérias saudáveis que ajudam a manter seu trato digestório funcionando perfeitamente. Um estudo da Universidade de Viena, na Áustria, mostrou que 200g de iogurte por dia podem ser o suficiente para que seu corpo fique mais saudável”, ensina Liliam. Tatiana diz que ainda mais eficiente, é usar os probióticos em cápsulas, para melhorar o funcionamento do intestino. 

Chá preto: “O chá preto aumenta o nível de interferon em até 10 vezes, protegendo o corpo contra vírus e bactérias, de acordo com estudo feito pela Universidade de Harvard”, conta Liliam. 

Chá verde: Famoso por contribuir na dieta, Liliam diz que esse chá também ajuda o organismo a produzir L-teanina, um aminoácido que combate agentes externos. 

A Introspection desenvolve software de qualidade utilizando metodologia ágil