Home > Colunistas > Rodrigo Cintra

Escovas: como escolher o modelo ideal para o seu tipo de cabelo

O diâmetro dela determina o efeito nos cabelos

Quinta-feira, 06 de Setembro de 2012 - por Rodrigo Cintra
Escovas: como escolher o modelo ideal para o seu tipo de cabelo
Stock.XCHNG

Com tantas opções no mercado, fica difícil escolher a escova certa para os cabelos. Saiba que para cada tipo de fio, existe um modelo ideal, e ele deve ser comprado de acordo com a espessura das madeixas. Quer um exemplo? Quanto mais grosso for o cabelo, maior deve ser o diâmetro da escova e o espaçamento entre as cerdas. Se preferir ganhar brilho, invista em uma escova de cerdas naturais, que distribui a oleosidade natural da raiz até as pontas.

Antes da compra, observe o diâmetro do produto. Cabeças maiores são ideais para alisar. Modelos médios são perfeitos para modelar e para quem deseja pontas viradas para fora. Já as menores são indicadas para cachos e escovação de cabelos curtos. Quanto às cerdas, existem as flexíveis (que normalmente são feitas de pelos) e as garras, que são hastes de plásticos pouco mais firmes. Eu costumo trabalhar sempre com escovas com cerdas de javali. Apesar de mais caras (R$ 50 em média), elas sevem para todo o tipo de cabelo e são boas principalmente para quem deseja o efeito liso.

 

Os modelos ideais para...

... cabelo ralo: dê prioridade à escova térmica (de corpo metálico) com diâmetro pequeno. Ela aquece o fio, fazendo o cabelo modelar mais. É recomendada para a mulher que quer ganhar volume no visual.

... fio crespo, ondulado e cacheado: quem tem esse tipo de cabelo pode também investir na compra de uma escova térmica com cerdas naturais. O modelo ajudará no molde dos cachos e na facilidade de preparação do penteado.

...eliminar os arrepiados: prefira as escovas com cerdas de nylon. Elas diminuem o frizz e quando confeccionadas com corpo de metal, ajudam a acelerar a secagem dos cabelos.

...desembaraçar: se não gosta de escovar o cabelo e prefere secar desembaraçando, a “escova raquete” (aquela com formato de raquete de tênis, mostrada no in´cio da coluna) é ideal. Funciona como uma espécie de prancha, alisando sem “chapar” os fios. É uma boa dica para quem procura fugir dos pentes.

Fique atenta quanto...

... aos pentes: eles não têm função de escovar! Os pentes apenas desembaraçam. Não recomendo o uso dos modelos feitos de madeiras. Eles costumam reter água, criando uma espécie de limo entre as cerdas, podendo ajudar na proliferação de vírus. Prefira os de plástico, acrílico ou carbono.

... a limpeza e esterilização: serve tanto para pentes ou escovas. Retire os fios de cabelo sempre após o uso.  Prepare em um copo uma solução de água e álcool e deixe-os de molho por alguns minutos. Retire e seque naturalmente ao sol. Repita o procedimento a cada 15 dias.

Um beijo e até a semana que vem!

Tags: cabelos dicas
A Introspection desenvolve software de qualidade utilizando metodologia ágil