Bebês podem comer sobremesa sim! A recomendação é que elas sejam feitas de frutas naturais FOTO: thinkstock
Doce Receitas

Seis receitas de doces saudáveis para os bebês preparados com frutas

Ensinar a comer bem é um dos passos mais importantes para formar adultos saudáveis. É por isso que, no lugar de sobremesas açucaradas e industrializadas, é necessário introduzir nos pequenos o gosto pelas coloridas, saborosas e nutritivas frutas. Para dar um ar ainda mais atrativo para elas, é possível fazer preparos em forma de sobremesas. “Lembre-se que a criança tem como padrão de sabor inicial o leite materno e as fórmulas lácteas. Quando começamos a inserir as frutas, nessas também não é correto adicionar nenhum tipo de açúcar”, diz a Dra. Talitha Barbieri, nutricionista da clínica Dermablue.

+ Quatro super temperos com benefícios para a saúde e silhueta

+ Conheça as brincadeiras mais recomendadas conforme a fase de desenvolvimento da criança

+ Use o entusiasmo como arma para se reinventar

Opções como o demerara e o mascavo, embora sejam mais saudáveis, só deverão ser usadas uma vez que houver adaptação aos produtos industrializados e dulcificados; caso contrário, é melhor que se acostume inicialmente ao gostinho doce que vem dos diversos frutos. Como recomendações para adoçar, a especialista cita a ameixa, o suco de maçã concentrado natural, ou o de laranja lima, e o mel – após liberação do pediatra.

Para a correta higienização antes de começar as receitas, é preciso lavar bem os alimentos, deixando-os de molho no hipoclorito por 10 minuto. Depois desse tempo, é só enxaguá-los bem com água corrente. Veja algumas sugestões:

Docinho de abóbora

A abóbora é ótima para o sistema imunológico FOTO: thinkstock

Ingredientes
100g de abóbora
50ml de água de coco
1 maçã
½ mamão
½ pera

Modo de preparo
Leve todos os ingredientes à panela de pressão e, quando começar a pressão, conte 5 minutos e desligue. Deixe esfriar e sirva amassadinho.

Palavra da expert:a abóbora é rica em vitamina A e possui betacaroteno, que tem ação antioxidante; estimula o sistema imunológico e inibe mutações celulares indesejáveis (como as responsáveis pelo câncer); contém licopeno, um elemento essencial para a visão; e possui também vitaminas do complexo B, sais minerais como o cálcio e fósforo”.

Mousse de pêssego com maçã

Pêssegos podem ser usados para fazer mousse também! FOTO: thinkstock

Ingredientes

1 pêssego
½ maçã cozida
3 colheres de leite em pó infantil do seu bebê
1 pacotinho de gelatina sem sabor

Modo de preparo
Descasque as frutas e corte em pedaços pequenos. Prepare 800ml do leite habitual do bebê com 3 medidas. No liquidificador, triture as frutas como o leite, até que fique uma textura macia. Pode ser servido morno.

Palavra da expert: “a maçã é rica em pectina, que auxilia no funcionamento do intestino e, em vitaminas: A, que melhora a qualidade da visão; K, que contribui com coagulação e cicatrização; e C, responsável por ajudar na formação dos dentes e ossos, e na prevenção de gripes, fraqueza muscular e infecções. O pêssego é uma boa fonte de betacaroteno, e antioxidantes para combater os radicais livres”.

Mousse bicolor de morango com banana

Morango com banana é uma combinação que agrada a criançada FOTO: thinkstock
Morango com banana é uma combinação que agrada a criançada FOTO: thinkstock

Ingredientes

Mousse de morango
8 morangos
½ pacotinho de gelatina hidratada e diluída com 3 colheres de sopa de água
2 medidas de leite do consumo do bebê

Mousse de banana
2 banana nanicas amassadas
1 medida do leite do consumo do bebê
½ pacotinho de gelatina sem sabor hidratada e diluída com 3 colheres de sopa de água

Modo de preparo
Amasse ou liquidifique cada um dos mousses separadamente e coloque em potinhos. Importante aguardar 10 minutos para colocar a próxima camada de mousse.

Palavra da expert:a banana é, além de muito aceita pela criançada, uma fruta de alto valor nutricional; ela representa uma excelente fonte de energia de rápida absorção e fácil digestão devido ao seu teor de carboidrato. Contém vitaminas (A e C) e minerais (cálcio, magnésio, selênio, fósforo e potássio). O morando aumenta a absorção do ferro e a resistência aos processos infecciosos. Ele também possui flavonoides, vitaminas do complexo B e ácido fólico”.

Goiaba com iogurte

Goiaba atua no combate à infecções do organismo FOTO: thinkstock
Goiaba atua no combate à infecções do organismo FOTO: thinkstock

Ingredientes
1 goiaba vermelha amassada ou batida, sem sementes
3 colheres de sopa de iogurte natural
1 colher de sopa de mel

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e sirva frio

Palavra da expert:a goiaba trabalha no combate às infecções e hemorragias; fortifica os ossos, dentes e o músculo cardíaco; melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento; regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física. Quando acrescentamos o iogurte, aumentamos a quantidade de cálcio e probióticos que, fora complementar a absorção de cálcio, ainda dá saúde e proteção ao intestino da criança”.

Creme de frutas amarelas

Frutas amarelas + aveia
Frutas amarelas + aveia auxiliam no bom funcionamento intestinal FOTO: thinkstock

Ingredientes
1 manga
1 banana
1 pedaço pequeno de melão
Suco de 1 laranja lima
¼ de pera
2 colheres de aveia

Modo de preparo
Bata a banana com o suco de laranja até formar um creme. Junte as outras frutas e, por último, a aveia.

Palavra de expert:a aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, assim como vitaminas, carboidratos e fibras. Tem estado em evidência atualmente pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, relacionada a um bom funcionamento intestinal e, inclusive, ao controle da glicemia (açúcar no sangue)”.

Atemoia com abacate

Prefira que os bebês se acostumem primeiro ao gostinho doce das frutas que o açúcar industrializado FOTO: thinkstock
Prefira que os bebês se acostumem primeiro ao gostinho doce das frutas que o açúcar industrializado FOTO: thinkstock

Ingredientes
1 atemoia sem semente e caroço
1 abacate
1 colher de aveia

Modo de preparo
Liquidifique a atemoia sem acrescentar água e, à parte, amasse o abacate. Junte os dois e acrescente 1 colher de aveia.

Palavra da expert: “de sabor muito doce, a atemoia pode servir como uma adoçante natural. Ela oferece bastante energia, e suas fibras atuam no trânsito intestinal, diminuindo a absorção do açúcar. Rica em potássio também. O abacate apresenta ainda vitaminas antioxidantes, como a E e a C, associadas à neutralização de radicais livres, prevenção de alguns tipos de câncer e envelhecimento precoce”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...