Foto: Divulgação
Salgado

Três receitas com bacalhau para inovar na Sexta-feira Santa

A Sexta-feira Santa está chegando e o bacalhau é ingrediente obrigatório na mesa de muitas famílias. Quer manter a tradição, mas acrescentar um sabor novo? Anote receitas que vão trazer inovação e muito sabor à mesa.

+ Cinco receitas com peixe para renovar o cardápio 

+ Aprenda quatro receitas de dar água na boca com frutos do mar

+ Três receitas saborosas com frutos do mar para inovar o cardápio

BACALHAU DA TASCA
Chef ERIVALDO SOUSA, da Tasca do Arouche

INGREDIENTES:

270 g de bacalhau;
4 unidades de batata;
50 g de cebola;
2 unidades de brócolis
1 ovo cozido;
20 g de alho dourado;
1 unidade de tomate;
Sal a gosto;
Azeite.

MODO DE PREPARO: grelhe o bacalhau e em seguida leve ao forno por vinte minutos. Reserve. Refogue a cebola no azeite. Cozinhe as batatas à parte com sal, ovo e brócolis. Tire a pele do tomate.

MONTAGEM DO PRATO: pegue um prato largo e coloque o bacalhau.  Junte os brócolis e o tomate sem pele com as batatas cozidas. Cubra a posta de bacalhau com a cebola e alho dourado.

Foto: Bunge Brasil
Foto: Bunge Brasil

LOMBO DE BACALHAU EM CROSTA DE CHAMPIGNON

INGREDIENTES:

1kg de bacalhau fresco ou namorado em 4 postas;
1 abobrinha média (200g);
1 cenoura média e larga (90g);
1 berinjela média (340g);
4 colheres (sopa) de creme vegetal (52g);
Sal e pimenta a gosto;
Creme vegetal para untar e saltear.

INGREDIENTES DA CROSTA:

6 fatias de torrada;
3 colheres (sopa) de creme vegetal (45g);
1 dente de alho moído (5g);
½ xícara (chá) de cogumelos frescos picados (60g);
2 colheres (sopa) de salsa fresca, picada (6g);
1 colher (sopa) de tomilho fresco, picado (1,5g);
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (18g);
Raspas de limão a gosto.

MODO DE PREPARO: limpe, seque e tempere as postas de peixe com sal e pimenta a gosto. Em um mini processador de alimentos, coloque as torradas em pedaços e triture até obtenção de farinha grossa e irregular. Reserve. Em uma frigideira, coloque uma colher (sopa) de creme vegetal para aquecer. Doure o alho e em seguida os cogumelos, que em fogo alto, devem ser salteados. Retire do fogo, adicione a salsa, o tomilho, as raspas de limão e deixe esfriar. Junte a torrada triturada, o queijo parmesão, o creme vegetal restante e misture bem.

Distribua a pasta de pão sobre as postas, cobrindo-os e pressionando com a ponta dos dedos para que junte ao peixe. Para que a crosta fique bem grossa, acrescente sobre cada filé mais um pouco de farofa. Em assadeira untada com creme vegetal, acomode as postas lado a lado e leve para assar em forno pré-aquecido, à temperatura de 230°C, por 20 minutos. Aumente a temperatura para 255ºC e asse por mais 20 minutos ou até que estejam cozidos e dourados.

LEGUMES: lave bem os legumes, retire as pontas de todos e a casca da cenoura. Em água fervente, adicionada de sal, leve a cenoura para cozinhar por cerca de oito a 10 minutos. Retire da água e fatie em lâminas médias. Corte a abobrinha e a berinjela em lâminas médias. Adicione sal e acomode-as em uma peneira, para que sobre um pouco da água. Em frigideira antiaderente, coloque uma colher (sopa) de creme vegetal e leve as berinjelas, aos poucos para grelhar. Proceda da mesma forma com a abobrinha e a cenoura. Reserve os legumes quentes. Em uma travessa coloque quatro porções de legumes arrumados em camadas e sobre eles o peixe assado. Se desejar, regue com um pouco de manteiga derretida, misturada com um pouco de suco de limão.

BACALHAU ACOMODADO
Chef ENZO AMBROSETTI, do Centro Europeu

bacalhauacomodado-lateralINGREDIENTES:

800g de bacalhau seco;
2 cebolas;
3 dentes de alho;
1 ramo de salsinha;
20 tomates tipo italiano;
30 ml de molho de tomate;
4 batatas;
50 g de pinoli;
100g de azeitona;
Azeite.

MODO DE PREPARO: corte o bacalhau em postas e deixe em água abundante que deve ser trocada por 4 vezes. Depois ferva durante alguns minutos para remover a pele e espinhas e o excesso de sal. Descasque, corte em cubos grandes e reserve. Em uma caçarola frite a cebola, o alho e a salsa em azeite.

Acrescente o bacalhau cortado em pedaços, o tomate cortado ao meio, o molho de tomate, as azeitonas e no final o pinoli. Cozinhe em fogo médio durante 20 minutos, acrescentando se necessário, uma concha de água onde foi cozido o peixe. Nesse ponto, verifique o sal e adicione as batatas para cozinhar mais 15 minutos. Sirva com salsinha picada.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual assunto você mais gosta de ver na newsletter do DaquiDali?

Carregando ... Carregando ...