Quatro receitas de manteigas vegetais super fáceis para você se deliciar

Opções são normalmente feitas com oleaginosas, excelentes para a saúde

3 de setembro de 2016 - por Talitha Parlagreco
As manteigas vegetais são ricas em gorduras boas e vitaminas FOTO: thinkstock

Se você ainda não conhece as manteigas vegetais, agora é a hora de saber um pouco mais sobre o assunto: “além do sabor delicado, elas alcançam nutrientes específicos, pois são predominantemente compostas de oleaginosas (castanhas, avelãs, amêndoas, etc.), riquíssimas em boas gorduras (monoinsaturadas) como o ômega-3, vitaminas com ação antioxidante e minerais”, coloca a Dra. Talita Barbieri, nutricionista da clínica Dermablue.

+ Rosto mais desejável do mundo une características de diversas famosas. Veja!

+ Espaço negativo: faça uma nail art prática e bonita em preto e dourado

+ Cinco dicas das famosas para motivar o seu projeto verão

De acordo com ela, embora tais opções sejam bastante calóricas, valem a pena de serem incluídas no cardápio, já que seus benefícios superam a energia adquirida com o consumo: elas podem, inclusive, ajudar a reduzir os níveis de LDL, o mau colesterol do sangue.  De qualquer maneira, moderação é sempre recomendada, assim como o acompanhamento de um profissional habilitado da área, que possa avaliar melhor as suas necessidades.

Abaixo, seguem algumas receitas rápidas e sem conservantes que podem ser usadas como substituição à margarina comum nos bolos ou cookies, tortas salgadas e doces, no complemento de torradas, pães, panquecas, entre outros. Vale a pena experimentar!

Castanha-do-Pará é boa para fazer manteiga também FOTO: thinkstock

Castanha-do-Pará é boa para fazer manteiga também FOTO: thinkstock

Manteiga de Castanha-do-Pará

Ingredientes
200g de castanhas-do-pará ou farinha de castanha
1 colher de Sopa de Azeite extravirgem de oliva
1 pitada de sal do Himalaia
1 colher de café de orégano
2 colheres de chá de água filtrada

Modo de preparo
No caso das castanhas inteiras: distribua a quantidade em uma forma e leve ao forno pré-aquecido. Deixe até dourar. Retire e coloque no processador junto com o azeite, sal e orégano. Bata até que todos os ingredientes se misturem. Observe a textura e, se necessário, acrescente a água aos poucos até dar a consistência de um creme.

No caso das castanhas moídas: ao invés de levar ao forno, coloque-as em uma panela em fogo baixo, mexa por 3 minutos ou até que esquente um pouco, e proceda como o descrito acima.

Manteiga de Amêndoa

Ingredientes
200g de amêndoas ou farinha de amêndoa
2g de sucralose em pó ou açúcar mascavo
2g de canela em pó
1 pitada de sal do Himalaia
2 colheres de chá de água filtrada

As amêndoas podem ser moídas ou inteiras para a receita de manteiga FOTO: thinkstock

As amêndoas podem ser moídas ou inteiras para a receita de manteiga FOTO: thinkstock

Modo de preparo
Se as amêndoas estiverem inteiras: distribua a quantidade em uma forma e leve ao forno pré-aquecido. Deixe até dourar. Retire e coloque no processador junto com a sucralose, a canela e o sal. Bata os ingredientes até que se misturem por completo. Observe se a textura está adequada e acrescente a água o quanto for necessário.

Se as amêndoas estiverem moídas: ao invés de levar ao forno, coloque-as em uma panela em fogo baixo, mexa por 3 minutos ou até que esquente um pouco, e proceda como o descrito acima.

Manteiga de Avelã

Ingredientes
200g de avelãs sem casca ou farinha de avelã
1 colher de chá de melado de cana
1 colher de café de cacau em pó
1 pitada de sal do Himalaia
2 colheres de chá de água filtrada

Modo de preparo
Para as avelãs inteiras: distribua a quantidade em uma forma e leve ao forno pré-aquecido. Deixe até dourar. Retire e coloque no processador junto com o melado, o cacau e o sal. Bata os ingredientes até que se misturem por completo. Observe se a textura está adequada e acrescente a água o quanto for necessário.

Para as avelãs moídas: ao invés de levar ao forno, coloque-as em uma panela em fogo baixo, mexa por 3 minutos ou até que esquente um pouco, e proceda como o descrito acima.

Cuidado! Óleo e manteiga de coco não são o mesmo FOTO: thinkstock

Cuidado! Óleo e manteiga de coco não são o mesmo FOTO: thinkstock

Eu vou de coco!

Além das oleaginosas, é possível fazer manteiga de coco também! Só que não se confunda: óleo e manteiga de coco não são o mesmo, a especialista lembra. “Nessa receita, vamos utilizar somente a polpa do fruto como base. Ela é ótima fonte de fibras e proteínas”, diz.

Manteiga de Coco

Ingredientes
1 pacote de coco ralado sem açúcar
1 pitada de sal do Himalaia

Modo de preparo
Coloque tudo no liquidificador ou processador em alta velocidade. “A única dificuldade é o tempo que esperamos para que o coco vire um creme líquido”, Talita ressalta. Abra o eletrodoméstico algumas vezes e raspe as laterais para que tenha uniformidade na sua manteiga. O processo inteiro dura em torno de 15 minutos. Quando estiver pronto, passe para um pote de vidro e deixe na geladeira (ou em temperatura ambiente) até que pegue consistência.

Tags: , , , ,