Foto: Bunge Brasil/Divulgação
Receitas Salgado

Quatro receitas com batata que são de dar água na boca. Prepare!

A batata é um dos ingredientes mais versáteis da culinária, e para quem é fã todo tipo de preparo é bem-vindo, do assado ao purê. Para você aproveitar o melhor desta iguaria, o DaquiDali ensina quatro versões que são de dar água na boca.

+ Faça um dia de SPA em casa para embelezar a pele e os cabelos

+ Seis tendências da São Paulo Fashion Week que você pode usar já

+ Risque já! Cinco erros comuns ao fazer escova nos cabelos em casa

Batata assada recheada

Foto: Bunge Brasil/Divulgação
Foto: Bunge Brasil/Divulgação

Ingredientes:  

5 colheres (sopa) de óleo de girassol;
4 batatas grandes;
1 1/2 colher (sopa) de sal grosso;
4 raminhos de alecrim fresco;
1 cebola picadinha;
1 linguiça calabresa pequena;
1 xícara de queijo muçarela ralado;
8 fatias de bacon;
8 colheres (sopa) de requeijão.

Modo de preparo: lave cuidadosamente as batatas, enxugue-as bem e perfure a casca com a ponta de uma faca. Unte uma assadeira com óleo de girassol e reserve.  Corte quatro quadrados grandes de papel alumínio, coloque cada batata sobre o centro de cada um deles e unte generosamente com o óleo de girassol. Esfregue sal grosso, coloque um raminho de alecrim por cima e feche os papéis, na forma de um envelope, deixando um espaço entre a batata e a parte de cima do papel. Em forno preaquecido, leve as batatas para assar, à temperatura de 200°C por cerca de 40 minutos.

Rale ou pique a linguiça. Em uma frigideira, coloque a cebola para dourar no óleo de girassol, junte a linguiça e deixe fritar. Retire e reserve. Pique o bacon em cubinhos e em uma frigideira leve para fritar até que fique crocante. Retire, coloque sobre papel toalha e reserve quente.

Montagem: retire as batatas do forno, abra os envelopes com cuidado (para que saia o vapor) e verifique se estão macias. Aperte as laterais da batata, pressionando para o centro, com cuidado, a fim de que o topo de abra. Afaste um pouco do recheio central para as laterais, adicione a linguiça com o queijo muçarela por cima, ou o bacon com requeijão, e retorne ao forno, com o papel aberto, para gratinar. Sirva quente.

Batatas suecas

Foto: Bunge Brasil/Divulgação
Foto: Bunge Brasil/Divulgação

Ingredientes:

½ xícara de margarina;
4 batatas monalisa grandes (1,1 kg);
4 dentes grandes de alho fatiados (20 g);
1 colher (sopa) de alecrim picado (2 g);
Sal (de preferência grosso) a gosto;
Mix de pimentas a gosto.

Modo de preparo: separe uma colher (sopa) de margarina e unte uma assadeira. Reserve.  Misture a margarina restante com o alecrim picado e o mix de pimentas e reserve. Lave bem as batatas com a casca (preferencialmente com uma escovinha). Seque e corte-as em fatias finas sem cortar totalmente. Acomode-as em pedaços grandes de papel alumínio, coloque a mistura de margarina e ervas por entre as fatias e vá acrescentando o alho em lâminas, quase saindo pela borda para que asse bem.

Polvilhe com o sal grosso, feche o papel alumínio enrolando a parte superior e as laterais, coloque-as em uma assadeira e leve para assar em forno preaquecido, à temperatura de 220ºC, por 35 minutos. Retire o papel, regue as batatas com a margarina do fundo da assadeira e retorne-as ao forno até que acabem de cozinhar por dentro e fiquem douradinhas por fora.

Purê de batatas rústico com alho assado

Foto: Bunge Brasil/Divulgação
Foto: Bunge Brasil/Divulgação

Ingredientes:

500g de batata;
5 dentes de alho com casca;
40ml de azeite extra virgem;
Cebolinha francesa picada, quanto baste;
Sal e pimenta do reino, quanto baste;
Caldo de legumes pronto, quanto baste.

Modo de preparo: cozinhe as batatas sem casca até o ponto para purê. Leve os dentes de alho com casca ao forno a 180°C por 15 minutos. Descasque o alho e amasse com o auxílio de um garfo, junte com as batatas e amasse junto. Reserve. Aqueça o azeite e refogue o purê. Acrescente o caldo de legumes até umedecer o purê. Acerte o sal, a pimenta e salpique a cebolinha picada.

Crespinhos de batata

Foto: Bunge Brasil/Divulgação
Foto: Bunge Brasil/Divulgação

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de margarina;
2 batatas grandes sem casca;
1/2 xícara de farinha de trigo;
2 ovos;
Sal e pimenta a gosto;
1 ovo (para empanar);
2 colheres (sopa) de água (para empanar);
1 pacote de parmesão ralado médio (para empanar);
Óleo de milho (para fritar) a gosto.

Modo de preparo: em uma panela contendo água fervente e sal leve as batatas para cozinhar até que estejam bem cozidas. Retire, escorra e amasse até obter consistência de purê. Em uma panela, leve a margarina para derreter. Junte a farinha de trigo e misture até que tenha sido absorvida pela margarina. Sempre misturando, adicione a batata e os ovos. Tempere com sal, pimenta do reino e cozinhe até que o fundo da panela comece a aparecer. Retire do fogo, deixe amornar e com pequenas porções de massa faça bolinhas. Passe-as na mistura de ovo e água, depois no parmesão ralado e leve para fritar rapidamente em óleo quente. Retire da panela, coloque em papel a toalha e sirva como aperitivo ou acompanhamento.

Enquetes

enquete

Que delícia junina te faz esquecer a dieta?

Carregando ... Carregando ...