Imagens meramente ilustrativas FOTO:Oba Hortifruti
Receitas Salgado

Comemore a Semana do Peixe com essas três receitas deliciosas

Se você é fã de peixe e não deixa faltar o alimento a sua mesa, vai adorar esta notícia: até o dia 15 de setembro é comemorada a Semana do Peixe, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), como forma de incentivar o consumo de pescados para uma dieta mais saudável.

Segundo Letícia Amaral, nutricionista do Oba Hortifruti, esse tipo de fonte deve ser incluída de duas a três vezes por semana no cardápio, já que é rica em vitaminas do complexo B – essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso – e gorduras boas como o ômega-3 – que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares.

Dicas de preparo

E para que nada disso se perca durante o preparo, é preferível assar, grelhar ou cozinhar no vapor: alternativas excelentes para a saúde, pois pedem pouca ou nenhuma adição de óleo, manteiga ou azeite. Muito menos calorias na dieta, ainda por cima!

De acordo com a profissional, para que os pratos assados não fiquem ressecados, é sempre recomendável regá-los com os temperos e envolvê-los com papel manteiga antes de irem ao forno; assim, tanto a textura como o sabor serão mantidos. Salmão, bacalhau e robalo ficam ótimos dessa maneira!

Já para um grelhado esperto, aqueça a grelha em fogo alto por um bom tempo, e só depois coloque o filé escolhido. Os mais firmes, como o de linguado, tilápia e Saint Peter são ideais para isso.

Agora, se você for cozinhar no vapor, abadejo, cação e, novamente, o bacalhau, figuram como os mais indicados. Conforme Letícia, o valor nutricional é quase que inteiramente preservado com esse modo, e é realmente bastante aconselhável experimentá-lo em mais ocasiões (até para legumes, verduras, etc.).

Leve, nutritivo e gostoso

Para que você não perca tempo e consiga aproveitar os dias que ainda faltam da Semana do Peixe, o DaquiDali separou algumas receitas deliciosas e super fáceis de fazer. Todas assinadas pela própria nutricionista Letícia:

Linguado grelhado com mel e ervas aromáticas

Imagem meramente ilustrativa FOTO: Oba Hortifruti
Imagem meramente ilustrativa FOTO: Oba Hortifruti

Ingredientes

4 filés de linguado
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de mel
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
2 colheres (sopa) de salsinha
3 folhas de sálvia
20 gramas de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Corte o dente de alho pela metade e passe no triturador a sálvia, o tomilho e o alecrim. Aqueça em uma frigideira antiaderente a manteiga e o azeite. Em seguida, acrescente o alho e as ervas aromáticas. Deixe por 1 minuto. Retire o alho da panela, adicione os filés e deixe-os dourar dos dois lados. Junte o mel e deixe caramelizar por 1 minuto com as ervas aromáticas. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Salpique a salsinha bem picadinha e sirva em seguida.

Bacalhau assado com legumes

Imagem meramente ilustrativa FOTO: Oba Hortifruti
Imagem meramente ilustrativa FOTO: Oba Hortifruti

Ingredientes

2 postas grandes de lombo de bacalhau dessalgado
2 dentes de alho
8 mini cebolas
½ pimentão vermelho
½ pimentão amarelo
1 abobrinha italiana
1 xícara (chá) de azeite
Salsinha a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 200ºC durante uns 15 minutos, enquanto isto prepare os demais ingredientes. Corte o alho em lâminas finas, retire as cascas das cebolas, corte as abobrinhas e os pimentões em quadrados médios. Acrescente em uma forma as postas de bacalhau, com a parte da pele voltada para baixo, regue com a metade do azeite e tempere com sal a gosto. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos. Neste mesmo tempo, aqueça a outra metade do azeite em uma frigideira e doure o alho e a cebola. Junte os pimentões, a abobrinha e sal a gosto. Refogue-os por 10 minutos. Retire o bacalhau do forno e adicione os legumes refogados em volta das postas. Retorne ao forno por mais 10 minutos, sem o papel alumínio, até dourar. Finalize com os ramos de salsa por cima para decorar.

Filé de abadejo ao vapor com ervas

Imagem meramente ilustrativa FOTO: Oba Hortifruti
Imagem meramente ilustrativa FOTO: Oba Hortifruti

Ingredientes

4 filés de abadejo
300 ml de água
100 ml de vinho branco
1 fio de azeite
Ervas aromáticas (manjericão, coentros, tomilho, etc.) a gosto
Sal e pimenta do reino moída a gosto

Modo de preparo

Numa panela com acessório de cozedura a vapor, aqueça a água misturada com o vinho branco, as ervas aromáticas a gosto e um fio de azeite. Quando levantar fervura, coloque os filés temperados com sal e pimenta no acessório de cozedura a vapor e deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Sirva com legumes salteados na manteiga.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual assunto você mais gosta de ver na newsletter do DaquiDali?

Carregando ... Carregando ...