Quais são os 5 melhores e os 5 piores alimentos para evitar a celulite
Dicas

Liliane Oppermann ensina quais são os 5 melhores e os 5 piores alimentos para evitar a celulite

Parece até mentira aquela frase “toda mulher tem celulite”. Mas foi isso que Eliana mostrou no programa deste domingo. Nem mesmo beldades como Jennifer Lopez, Halle Berry e Scarlett Johansson escapam desse mal. No entanto, uma boa alimentação, com ingestão de muita água, prática de exercícios físicos e controle do estresse podem evitar o problema. Foi para explicar como a alimentação interfere no aparecimento dos buraquinhos que insistem aparecer em braços, pernas e bumbum das mulheres, que a médica nutróloga Liliane Oppermann esteve no palco.

“A celulite tem várias influências, inclusive hormônios, alimentação e sedentarismo, mas é um processo inflamatório, em que se forma um relevo que fica disforme, por conta de uma inflamação envolvendo água e gordura”, esclareceu. Ou seja, mais do que uma preocupação estética, o aparecimento de celulite também está relacionado à saúde. Segundo ela, os buraquinhos que aparecem sobre a pele são apenas reflexo do que está acontecendo por dentro do corpo e isso significa que o coração talvez não esteja tão bem ou que o sangue esteja cheio de glicose e colesterol.

Não é à toa que o problema é classificado em quatro graus de gravidade. Liliane explica que no primeiro, o relevo só é perceptível quando a pessoa se movimenta; no segundo, já aparece mesmo quando a pessoa está parada e tem aquele aspecto de casca de laranja; no terceiro, fica um pouquinho pior do que no segundo, mas quando a região é apertada a pessoa sente dor; e no quarto, é visível até mesmo com roupa e a região onde está a celulite fica extremamente dolorida. Portanto, se cuidar é fundamental.

Para você avaliar se está se alimentando corretamente e evitar que esse problema se intensifique, a nutróloga mostrou os cinco alimentos você deve evitar e os cinco nos quais deve investir para combater a celulite. Confira!

Piores alimentos:

5º – Frituras
“Quando um alimento é frito, a gordura penetra nele. Sem contar que tudo que é frito é muito salgado e o sal ajuda as células a reter mais líquido, piorando a celulite, que é esse mix de gordura e líquido infiltrados.”

4º – Creme de Leite
“Tem um valor alto de calorias por volume. Essa tacinha que facilmente a gente come com morangos, tem grande quantidade de calorias e gordura saturada. Em receitas ele pode ser substituído por outros ingredientes.”

+ Liliane Oppermann ensina receita saudável de creme de leite

3º – Salame
“Às vezes ele antecede o que a pessoa vai comer né? Pensa agora na Copa: todo mundo vendo os jogos e petiscando, aquela ansiedade: será que vai fazer gol, será que não vai? Aí come um pratinho desse em 5 minutos. E, olha, como a gente vê a gordura! Se pegar um presunto ou um peito de peru, eles já tem uma certa quantidade de gordura e sódio também, imagina então quando você vê esse branquinhos? É pior ainda.”

2º – Picanha com sal grosso
“Eu já vi gente comendo churrasco exatamente como está aqui: repleto de sal grosso. O que dá para amenizar? Diminuir o sal e descartar essa parte da gordura. Ainda vai ter gordura? Sim. Ainda continua sendo um alimento vilão pra celulite? Continua, mas dá para gente dar essa amenizada.”

1º – Sopa industrializada
“Principalmente as sopas de pacotinho, que têm muito glutamato de sódio e um monte de outros nomes relacionado à sódio. Além de que legumes e verduras não tem nada, só tem aromatizante. Há sopas industrializadas, congeladas, mais naturais, com menos sódio e que são melhores. Essas sopas são muito pobres em nutrientes e nós precisamos de nutrientes, inclusive para melhorar a nossa circulação e a nossa pele.”

Melhores alimentos

5º – Hortaliças
“Fazem muito bem e são dos poucos alimentos que pode comer à vontade. Se a pessoa começa comendo um prato de hortaliças, ela já vai comer bem menos no prato principal. Além disso, elas têm nutrientes, muitas vitaminas, para hidratar a pele, para deixar a pele boa e ela mesma conseguir se defender da celulite. Porque não adianta se defender do ruim se não incluir os bons.”

4º – Salmão
“Quem vai lá e malha, precisa de proteínas para deixar o músculo que está embaixo da pele durinho. Como tem proteínas, ele vai amenizar a flacidez. Fora que tem ômega três, que ajuda a desinflamar as nossas células. O salmão é uma proteína boa, rica em ômega três e rica também em complexo B. Dá para fazê-lo no vapor, cozido ou comer num sashimi.”

3º – Uva
“O resveratrol contido na uva, em especial, na sementinha, melhora muito a circulação, deixa a pele bonita e combate os radicais livres. Lembrando que os radicais livres, que são aquela células atrapalhadas do nosso corpo, também pioram a celulite. Mas a uva tem que ter a sementinha! Não precisa ficar quebrando as sementes com os dentes, porque se você engolir, o corpo tem a capacidade de absorver o resveratrol.”

2º – Iogurte
“O intestino é um órgão eliminador das substâncias de que nosso corpo não precisa. E se elas ficarem retidas e sendo absorvidas, a gente vai reter toxinas e aquilo vai piorar a nossa celulite. O iogurte tem os probióticos e os lactobacilos que vão regular e melhorar a flora intestinal. Sem contar que ele é um alimento maravilhoso, que pode substituir o creme de leite em algumas receitas.”

1º – Chá verde
“Ele é diurético, então ajuda a não reter líquido; ele tem os flavonoides que são antioxidantes e vão combater os radicais livres. E ele dá a sensação de saciedade, então se pessoa tomar o chá verde meia horinha antes das refeições, vai comer menos. Além de que tem o efeito termogênico, que ajuda a acelerar a queima de gordura. Para não dizer que ele é perfeito, acho que o único inconveniente é que a pessoa não deve tomar depois das 18 horas, aí não dorme e quem não dorme também fica com celulite, porque falta de sono altera os hormônios do estresse.”

Depois de saber tudo isso, que tal reformular o cardápio e consumir menos aqueles alimentos que pioram a celulite e incluir na dieta aqueles vão te deixar linda e saudável?

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...

Publicidade