Foto: Rawpixel/istock
Comportamento Mulher

Você já ouviu falar em micro tédio? Conheça os detalhes desse fenômeno da vida moderna

Na fila do banco, no caixa do supermercado, no trânsito pra casa. Essas e muitas outras são situações em que você, provavelmente, saca seu celular do bolso e começa a mexer, pois assim parece que o tempo passa mais rápido. “O smartphone se tornou nossa melhor companhia para os momentos de tédio como estes. Qualquer minuto de espera fica mais agradável quando podemos nos distrair utilizando aplicativos, games e mídias sociais”, diz Rafael Rez, professor, autor e consultor em marketing de conteúdo. São nesses pequenos instantes que vem o chamado micro tédio!

+ Cinco maneiras de combater a ansiedade sem descontar na comida
+ De dieta? O que fazer para driblar o tédio, o mau humor e a vontade de furá-la
+ Aliados naturais podem te ajudar contra a ansiedade. Saiba quais

Foto: ViewApart/istock
O micro tédio é muito comum em qualquer fila. Foto: ViewApart/istock

Características principais

O profissional explica que, “em geral, acontece mais com quem é multi-tarefa, ansioso ou muito ocupado, e quer usar cada segundo do dia para fazer alguma coisa”. Quando ele bate forte? Rafael revela: “em momentos de espera em que não dá para fazer nada muito demorado, mas ao mesmo não são curtos o suficiente para ser imperceptíveis, como filas, trânsito parado, elevador cheio, esperar pelo ônibus, pela carona ou pelo metrô, todos são momentos típicos de micro tédio. Ele também aparece em deslocamentos, que são instantes de muito tempo perdido e de rotina previsível”.

Foto: diego_cervo/istock
Usar esse tempinho para aprender algo novo é uma ótima solução para enriquecer esses minutos parada. Foto: diego_cervo/istock

Como aproveitá-lo da melhor forma

Bom, já que você tem esse tempinho, por que não aproveitá-lo de um jeito útil? Segundo Rez, “uma dica é manter aplicativos de produtividade na tela principal do celular. Assim você pode ler a página de um livro que te interesse, ou um artigo sobre algo que você para se entreter ou da sua área profissional. Dá, ainda, para aprender algo com aplicativos para estudar, que usualmente têm lições de um a cinco minutinhos”.

Para você sentir ainda mais que aquela espera (de cara, vista como chata) foi algo bom na sua vida, o consultor tem uma recomendação simples: “desabilite notificações de redes sociais para não ser interrompida o tempo todo. Se você já checou as mensagens delas antes, e realmente está interessada em dar utilidade a esses momentos, não precisa entrar de novo segundos depois. Tente não ficar gastando tempo com coisas que não te levam a nada e você se sentirá ótima”.