Praticar exercícios físicos simples pode ser mais efetivo do que ingerir cafeína/ Thinkstock
Dieta e Fitness Mulher Saúde

Precisa driblar o sono no trabalho? Veja truque mais poderoso que tomar café

Já é tarde da noite, você está morrendo de sono, mas ainda tem um monte de trabalho para fazer. Nesse caso, você toma uma boa xícara de café? Pois, acredite ou não, a ciência descobriu uma forma muito mais poderosa do que a cafeína para turbinar sua energia: exercícios físicos.

+ Seu filho rejeita legumes e verduras? Nutrichef dá dicas e receitas para driblar o problema

+ Álcool é analgésico mais poderoso que o paracetamol, indica estudo

+ Praticar ioga ajuda a combater a cólica menstrual, sugere estudo

De acordo com um estudo realizado na Universidade da Georgia e publicado na revista “Physiology and Behavior”, realizar atividades simples, como caminhar ou subir e descer escadas por dez minutos, se mostrou mais efetivo do que ingerir 50 miligramas de cafeína – a quantidade contida em uma lata de refrigerante.

O grupo que integrou a pesquisa era formado por universitários que se se declaravam constantemente privados de sono, com uma média de 6 horas de descanso por noite. Para a realização da análise, em dias diferentes, eles foram divididos em grupos: um deles ingeriu cápsulas de cafeína, outro de placebo e outro passou 10 minutos se exercitando. Depois, tiveram que responder a questionários e testes sobre a forma como se sentiam.

Segundo Patrick O’Connor, coautor do estudo, os participantes que ingeriram cafeína não se sentiram muito diferentes do que os que tomaram o placebo. “Já os que fizeram exercícios se mostraram mais cheios de energia e disposição. Foi uma sensação temporária, que se deu imediatamente após a prática, mas quem tomou os 50 miligramas de cafeína não sentiu nem isso”, disse.