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Tem dificuldade para trabalhar em equipe? Aqui vão cinco truques para você superar isso

Você já deve ter ouvido por aí que duas cabeças pensam melhor que uma. Uns concordam, outros, não, mas fato é que trabalhar em equipe é exigido no dia a dia profissional de muita gente e é bom estar preparada para tal, não é? Para te ajudar a vencer essa possível trava, anote algumas dicas simples.

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Tenha visão sistêmica

Seu olhar precisa ser profissional, e o foco em resultados, assim, todos saem ganhando. “É muito importante entender todos os processos da empresa, bem como as atividades que cada um realiza, para compreender melhor o papel de cada um. Tendo essa compreensão, os relacionamentos profissionais tendem a ficar mais harmoniosos e respeitosos”, explica Marcus Marques, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.

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Evite assuntos polêmicos e pessoais

Os indivíduos possuem criações, valores, pontos de vista e opiniões diferentes, principalmente em assuntos polêmicos. “Sendo assim, política, religião, futebol, entre outros assuntos, devem ser evitados. Discussões sobre eles tendem a se estender e não chegar a um consenso, então é melhor falar de amenidades ou apenas sobre o trabalho”, sugere o profissional.

Ele ainda complementa lembrando que “caso seu colega inicie o assunto, esquive-se dizendo que está ocupada, ou que não costuma falar sobre esse tipo de assunto, principalmente no ambiente de trabalho. Outro ponto importante é não tocar em assuntos pessoais, caso você não tenha uma grande proximidade com o colega. O melhor é preservar sua vida pessoal”.

Não leve assuntos profissionais para o lado pessoal

Algumas discussões em reunião de trabalho, e até mesmo no dia a dia, podem ser acaloradas pela divergência de opiniões já citada acima. “Posicione-se de maneira profissional e não leve como uma ofensa pessoal, pois a diferença de ideias e a maneira de trabalho não tem nada a ver com sentimento e respeito”, esclarece o especialista.

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Saiba lidar com pessoas inconvenientes

Sabe aquele colega que faz piadas sem graça, comentários desnecessários e tem atitudes invasivas? “Pois bem, tente ter uma postura neutra, e quando necessário ignore seus comportamentos. Evite discussões e, se preciso, procure um superior. Outra dica importante é, não seja o colega inconveniente”, alerta Marcus.

Pratique a cordialidade

Segundo o coach, “se você se sentir à vontade, seja cordial com os colegas. Distribua balinhas de vez em quando, ofereça um bolo que você mesma tenha preparado, por exemplo, ou qualquer atitude que considere gentil. Mas faça isso de maneira totalmente espontânea, se você considera realmente que isso será bem aceito”.