Foto: CentralITAlliance/istock
Beleza Mulher Saúde Unhas

Suas unhas mudaram? Cuidado! Veja quatro doenças que elas podem indicar

Quando o assunto é e beleza, você já deve ter ouvido que a cor do esmalte pode falar muito sobre uma mulher.  Mas se o tema é saúde, as unhas em si podem dizer muito mais. Mudança de cor, formato e textura podem ser indícios de diversas doenças, que variam entre de uma anemia até uma grave insuficiência cardíaca, por exemplo.

+ Manicure das famosas dá dicas para unhas sempre impecáveis
+ Evite! Dez erros básicos que acabam com a beleza e saúde das unhas
+ Manchas ou mudança de cor das unhas podem indicar problemas de saúde. Saiba mais

Sendo assim, conheça quatro males denunciados pelas suas unhas!

Foto: George-Doyle/istock
A falência pulmonar ou cardíaca pode ser identificada por unhas que também não recebem oxigênio suficiente e ficam boleadas. Foto: George-Doyle/istock

Quadro clínico: unhas abauladas (em forma de bola de gude)

Indício de: falência pulmonar ou cardíaca

Quando você poderia imaginar que algo tão grave é capaz de ser revelado pelo formato das suas unhas? “Esse formato de bola de gude se dá por conta da falta de oxigênio nas extremidades, quadro típico dessas insuficiências. Para o tratamento, você pode ir primeiro a um bom clínico geral, e é possível que, em seguida, ele te encaminhe para um cardiologista ou pneumologista para solucionar o problema”, diz o Dr.Valcinir Bedin, dermatologista, tricologista, nutrólogo e Presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC).

Quadro clínico: unhas com metade branca

Indício de: insuficiência renal ou cirrose hepática

Segundo o médico, a metade da unha fica branca porque “com a deficiência na filtragem realizada pelos rins e fígado, os aminoácidos se concentram nessa área do corpo, formando uma queratina dura na metade inferior da unha. Mais uma vez, o ideal é consultar um bom clínico geral em um primeiro momento, que pode te encaminhar para um nefrologista, se o problema for nos rins; ou para um gastroenterologista, caso seja no fígado. Algumas soluções envolvem avaliação da função renal, diálise renal e até transplante de fígado”.

Foto: AndreaObzerova/istock
A suplementação associada a uma alimentação correta são tratamentos para doenças como anemia e carência de vitaminas. Foto: AndreaObzerova/istock

Quadro clínico:  unhas em forma de colher

Indício de: anemia profunda

É comum ouvir que você sabe que alguém está anêmico quando o branco dos olhos fica amarelado, um quadro conhecido como icterícia. No caso das unhas, isso também fica claro quando o meio delas fica mais fundinho. “A falta do ferro leva ao amolecimento da queratina e ao afundamento do leito ungueal. Consulte um clínico geral e se for o caso, um bom nutrólogo também para o tratamento, que é feito com a reposição de nutrientes e ferro”, esclarece Dr. Bedin.

Quadro clínico: unhas descamando

Indício de: carência de vitaminas

A falta de vitaminas é um dos males mais comuns, hoje em dia, por diversos fatores. Um dos indícios apontado pelas unhas é a descamação. Segundo o médico, “elas são feitas de queratina, que é uma proteína feita, por sua vez de aminoácidos e vitaminas. Uma vez que eles estejam em falta no organismo, o processo de descamação se inicia. O tratamento é feito com a reposição com polivitamínicos, mas apenas sob orientação profissional de um clínico geral ou nutrólogo. E alimentar-se bem sempre ajuda!”.