Mostra especial sobre Silvio Santos estreia no Museu da Imagem e Som, em São Paulo

Trajetória e carreira do comunicador são contados através de materiais inéditos

7 de dezembro de 2016 - por DaquiDali
Wanderlea e Silvio Santos no Troféu Imprensa, em 1973. Foto: Acervo/SBT

Nesta quarta-feira (7), estreia a exposição “Silvio Santos vem aí”, elaborada pelo Museu da Imagem e Som, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A mostra traça um paralelo da trajetória deste ícone do entretenimento com a evolução do sistema de rádio e televisão brasileiros.

+ Cinco motivos pelos quais você não tem as unhas que gostaria

+ Cansada do gatinho? Três tipos de delineado que são tendência nas redes sociais

+ Cinco hábitos ao dormir que podem prejudicar a beleza dos seus cabelos

Programa Silvio Santos. Foto: Acervo/MIS

Programa Silvio Santos. Foto: Acervo/MIS

Os momentos mais importantes de sua carreira são apresentados através de materiais inéditos, com depoimentos, objetos, fotos e vídeos exclusivos encontrados após pesquisas minuciosas em diversos acervos, divididos em 30 áreas. O público poderá conhecer itens de destaque, como a Câmera Auricon 16mm de Cinema ‒ que fazia as reportagens para o Programa Silvio Santos, Sinos de Belém e Cidade Contra Cidade ‒, o boneco original de 1955 utilizado na Caravana do Peru que Fala e Troféus Imprensa que o comunicador recebeu ao longo de sua trajetória.

Gravação do programa Clube dos Quinze, da TV Tupi, em 1975. Foto: Acervo/SBT

Gravação do programa Clube dos Quinze, da TV Tupi, em 1975. Foto: Acervo/SBT

A exibição propõe não somente um olhar sobre o animador, mas também sobre o comunicador, o homem do rádio e da televisão, o criador de programas marcantes, o empresário criativo e, por fim, o artista icônico, reconhecido como uma das personalidades mais admiradas do país.

Microfone utilizado pelo comunicador dos anos 1970 até 2015. Foto: Divulgação

Microfone utilizado pelo comunicador dos anos 1970 até 2015. Foto: Divulgação

“Compreender o papel de Silvio Santos como pioneiro e influenciador de toda uma geração de comunicadores é também conhecer parte da história e da influência dos veículos de comunicação de massa no Brasil. Não há como desassociar a história da comunicação brasileira da trajetória de Silvio Santos, um dos maiores comunicadores do Brasil”, reflete André Sturm, diretor executivo do MIS e curador da exposição.

Cartas da Esperança

O MIS ainda convida o público a enviar cartas respondendo a pergunta “Como Silvio Santos marcou a sua vida?” para integrar uma seção dedicada ao programa “Porta da Esperança” dentro da mostra. Os autores das três cartas sorteadas pela equipe vão ganhar um prêmio especial, além de um catálogo e uma dupla de ingressos para acesso ao local.

As cartas deverão ser enviadas até 06 de março de 2017, com o destinatário “Cartas da Esperança” – para a sede do Museu da Imagem e do Som – MIS que fica na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, CEP 01449-000, São Paulo/SP.

Serviço

Silvio Santos Vem Aí!

Data: 7 dezembro de 2016 a 12 de março de 2017
Local: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo – SP
Horário: 11h às 20h (terça a sexta-feira),  10h às 21h (sábados) e 10h às 19h (domingos e feriados
Ingressos:  R$12 (inteira) e R$6 (meia-entrada), a venda na bilheteria do MIS ou pelo Ingresso Rápido de quarta à sábado. Aos domingos, venda apenas na bilheteria. Às terças-feiras a entrada é gratuita.

Tags: ,