Sucos “bronzeadores” ajudam a preparar a pele e a manter a cor do verão

Aliados a uma dieta balanceada e colorida, você poderá terá o "dourado" da estação pelo ano inteiro!

5 de janeiro de 2017 - por Talitha Parlagreco
Sucos bronzeadores contêm propriedades antioxidantes FOTO: thinkstock

O verão já começou e, se a intenção é conquistar a cor da estação, existem algumas dicas bem simples que você seguir, como a adição de sucos bronzeadores à dieta. “Essas bebidas combinam ingredientes especiais (como cenoura, laranja, mamão, beterraba, entre outros) que possuem as substâncias betacaroteno e licopeno“, diz Maria Fernanda Kawabata, nutricionista clínica e esportiva.

+ Assédio não é elogio! Aprenda a diferença e a importância de ensinar isso desde cedo

+ Aliados naturais podem te ajudar contra a ansiedade. Saiba quais

+ Que sorte! Avós que ajudam a criar os netos vivem por mais tempo

Por que funcionam?

“A primeira é um antioxidante que, depois de ser ingerida, se transforma em vitamina A, essencial para produção de melanina (pigmento responsável pela cor da pele)”. Segundo a profissional, ela ajuda a manter o “dourado” por mais tempo e, ainda, a fortalecer os cabelos e a imunidade. “O licopeno também é um antioxidante, mas sua principal função é auxiliar na proteção cutânea (contra a radiação dos raios ultravioletas)“.

Combinações de vegetais verde escuros e frutas alaranjadas e avermelhadas ajudam a garantir a "cor do verão" FOTO: thinkstock

Combinações de vegetais verde escuros e frutas alaranjadas e avermelhadas ajudam a garantir a “cor do verão” FOTO: thinkstock

Além do mais, ambas atuam no combate do envelhecimento celular, conservando a aparência saudável. “Não é nenhum milagre. São apenas as propriedades desses alimentos que, na proporção e frequência necessárias, agem trazendo benefícios para o corpo”.

A partir de quando

Conforme a especialista, o recomendado é iniciar o consumo na semana que antecede a exposição solar ou com até 15 dias de distância da data. Vale, até mesmo, incluir os elementos usados nas fórmulas para outras finalidades, como saladas e sobremesas. “Aliá-los com uma alimentação equilibrada será mais efetivo ainda”, pontua.

Lá vem os sucos

O ideal é consumir os sucos bronzeadores uma semana antes da exposição ao sol FOTO: thinkstock

O ideal é consumir os sucos bronzeadores uma semana antes da exposição ao sol FOTO: thinkstock

Anote então as receitas que são só sucesso para te deixar ainda mais linda e bronzeada por toda temporada de calor!

Laranja, cenoura e mamão
Suco de 2 laranjas
1 cenoura pequena
1 fatia média de mamão
Gelo

Beterraba, laranja e cenoura
½ beterraba crua
1 cenoura pequena
Suco de 2 laranjas
Gelo

Mamão, manga e gengibre
½ mamão papaia
2 fatias de manga
Pedaços de gengibre
Folhas de hortelã a gosto
Água ou água de coco
Gelo

Morango, cenoura e beterraba
1 cenoura pequena
6 morangos
1 beterraba pequena crua
1 ameixa preta sem caroço
200 a 250ml de água ou água de coco
Gelo

Melão, mamão, cenoura e laranja
1 laranja (suco)
1 cenoura pequena
1 fatia de mamão
1 fatia de melão
Gelo

Modo de fazer: em todas as receitas, bater os ingredientes no liquidificador e beber sem coar. O gelo pode ser batido junto com as frutas, ou acrescentado à bebida depois de batida.

O recomendado é consumir o suco logo após o preparo para melhor aproveitamento de seus nutrientes FOTO: thinkstock

O recomendado é consumir o suco logo após o preparo para melhor aproveitamento de seus nutrientes FOTO: thinkstock

Orientações para consumo

“O ideal é não adoçar, mas, se houver a necessidade, você pode adoçar com pouco mel, açúcar mascavo ou adoçante”, Maria Fernanda orienta. “Acrescente alguma fonte de fibra nessas misturas (se desejar)  –  pode ser linhaça dourada, chia ou farelo de aveia. Dessa forma o açúcar presente nas frutas (frutose) será absorvido um pouco mais lentamente pela presença das fibras”, continua. “Esse é, inclusive, um dos motivos pelos quais os sucos não devem ser coados”.

Qualquer um deles pode ser enriquecido com couve crua, a nutricionista sugere – o que garante um valor nutricional maior e mais substancioso O gengibre ou a canela podem ser igualmente acrescentados, já que apresentam princípios termogênicos e podem contribuir para um gasto mais alto de energia.

“Tome os sucos logo após batê-los para assegurar o aproveitamento dos nutrientes”, reforça. Claro que você pode guardá-los na geladeira e tomá-los tranquilamente pelo resto do dia – “porém, alguns elementos podem oxidar (e não ter o efeito ou a ação esperada)”.

Tags: , , , , , , , , , ,