Renda extra na Páscoa: cinco macetes e duas receitas para fazer ovos recheados lindos e deliciosos

A temperatura da casa e do recheio dos ovos são detalhes fundamentais para a estrutura do doce

30 de março de 2017 - por Marcell Filgueiras
Foto: MillefloreImages/ Thinkstock

A Páscoa está na porta, e além de se deliciar com esse festival de chocolates, por que não ganhar uma renda extra? Um dos maiores sucessos são os ovos recheados, que dão água na boca só de olhar! Sendo assim, conheça cinco macetes para a fórmula perfeita e duas receitas que podem atrair seus clientes! (Só não vale beliscar antes, hein?)

+ Faça do chocolate um aliado seguindo cinco dicas simples
+ Aprenda a fazer ovos artesanais e ganhe um extra na Páscoa
+ Páscoa divertida! Sueli te ensina a decorar ovos e pirulitos de chocolate

Foto: Divulgação P.Puel

Uma opção é arrasar no recheio e na criatividade, como essa versão de pão de mel da P.Puel Artesian Confectioner. Foto: Divulgação P.Puel

Capriche no recheio

Não adianta a casca estar uma delícia se o recheio ficou mais ou menos. “A escolha deve ser feita antes da preparação dos ovos. De preferência, ele deve descansar 24 horas para se tornar bem homogêneo”, sugere Edward Davies, chef confeiteiro e proprietário da Éclair Moi.

De olho na data de preparo

Se o ovo for ser feito com muita antecedência é necessário adicionar xarope de milho ao creme, “para evitar que crie cristais de açúcar até o dia da Páscoa. São 5 g de xarope de milho para cada 100 g de creme”, recomenda o chef.

Cuidado com a temperatura do recheio

Lembre-se de deixar o recheio em temperatura ambiente antes de aplicá-lo no ovo. Segundo Edward, “dessa forma, ele vai espalhar mais fácil e o ovo não quebra na hora da aplicação”.

Foto: Divulgação Éclair Moi

Você pode fazer uma casca recheada também ao invés de rechear tudo, como essa versão da Éclair Moi. Foto: Divulgação Éclair Moi

Firmando o creme

Depois que o recheio estiver no ovo, “retorne à geladeira por 15 minutos para firmá-lo nas paredes da casca. Assim fica mais fácil até de aplicar uma última camada de chocolate se você desejar”, diz Davies.

Sobre a última camada

Se você quiser selar seu ovo recheado com uma última camada, a dica é: “a temperatura do chocolate deve estar um pouco mais alta que a temperatura usada para fazer o ovo (geralmente está a 26 graus). Com um chocolate a 31 graus, a camada superior vai ficar mais fina e mais fácil de quebrar com uma colher”.

Agora que você já tem essas dicas de ouro para fazer um ovo recheado inesquecível, que tal partir para a cozinha e testar esses novos conhecimentos? Anote duas receitas do chef Márcio Puel, da P.Puel Artesian Confectioner, especialista em chocolates artesanais.

Foto: Divulgação P.Puel

Foto: Divulgação P.Puel

OVO DESSERT

Ingredientes

100 g de chocolate ao leite
395 g de leite condensado
200 g de creme de leite
30 g de chocolate meio amargo
15 g de manteiga sem sal

Modo de preparo

1ª Etapa
Casca de chocolate
Tempere 100 g do chocolate ao leite para formar a casca do seu ovo de páscoa. Esta quantidade será o suficiente para três camadas e assim formar a espessura ideal para seu ovo de colher em uma forma de 250 g.

2ª Etapa
Brigadeiro Tradicional
Em uma panela, leve o leite condensado, creme de leite, chocolate meio amargo e manteiga misturando tudo em fogo médio por 18 minutos, mexendo sem parar para evitar queimar. Conforme for mexendo, o brigadeiro vai criando textura. Quando começar a desgrudar do fundo da panela, retire e reserve.

Montagem do Ovo
Com a casca pronta e seca, aplique aos poucos o brigadeiro em temperatura ambiente até o topo. Em um saco confeiteiro com bico pitanga, coloque o brigadeiro e decore com gotas uma ao lado da outra fechando totalmente a parte superior do ovo. Para decorar use pó para decoração da cor de sua preferência.

Foto: Divulgação P.Puel

Foto: Divulgação P.Puel

OVO DE LEITE EM PÓ

Ingredientes

200 g de chocolate branco
395 g de leite condensado
200 g de creme de leite
60 g de leite em pó de boa qualidade
20 g de chocolate amargo picado
15 g de manteiga sem sal

Modo de preparo

1ª Etapa
Casca de chocolate

Tempere 200g do chocolate branco para formar a casca do seu ovo de páscoa. Esta quantidade será o suficiente para três camadas e assim formar a espessura ideal para seu ovo de colher em uma forma de 350 g.

2ª Etapa
Brigadeiro de leite em pó

Em uma panela, leve o leite condensado, creme de leite, manteiga e 40 g do leite em pó misturando tudo em fogo baixo por 15 a 20 minutos, mexendo sem parar para evitar de queimar. Conforme for mexendo, o brigadeiro vai criando textura. Quando começar a desgrudar do fundo da panela, retire e reserve.

Montagem do Ovo
Misture os pedaços de chocolate amargo no brigadeiro de leite em pó já em temperatura ambiente. Aplique aos poucos o brigadeiro na casca de chocolate branco até o topo. Finalize colocando 20 g de leite em pó em cima da camada de brigadeiro. Para decorar coloque uma trufa amarga ou brigadeiro.

Tags: , , , , , ,