Foto: GeorgeRudy/istock
Dieta e Fitness Light Mulher Receitas

Prepare já! Três receitas com versões de macarrão menos calóricas e mais nutritivas

Se você aprecia uma boa massa, mas também não abre mão de cuidar da silhueta, sabe que não dá para se jogar em um prato a qualquer hora do dia ou da noite. Mas calma, nem tudo está perdido! “Hoje, há uma tendência muito positiva de macarrão feito com legumes! Quem diria? Uma opção ainda mais saudável com grande redução calórica e ainda rica em vitaminas, minerais e fibras”, diz a personal nutrichef Vanessa Prieto.

Esse ícone ganha versões mais saudáveis e uma imensa possibilidade de combinações de molhos e acompanhamentos. “Use a criatividade! O macarrão de legumes é uma forma simples, prática e perfeita para inserirmos em nossa alimentação mesmo nos dias mais corridos”, afirma a profissional.

Formato de macarrão

Para criar o mesmo efeito de massas como espaguete e fettuccine de diferentes legumes, utilize descascadores ou raladores, e há até aqueles próprios para deixar os alimentos espiralizados. “Além disso, basta escaldá-los por 2-3 minutos e já estão no ponto para servir com o molho de sua preferência. E se você não tiver esses utensílios em casa, não tem problema, hoje em dia encontramos facilmente esses legumes já cortados nesses formatos nos mercados, feiras e sacolões. Só fique atenta a data de validade! Leve apenas se tiverem sido cortados no mesmo dia!”, recomenda Prieto.

Confira três receitas fáceis e rápidas de fazer, e surpreenda!

+ Dica da Eliana: ela te conta como fazer um macarrão light e nutritivo
+ Receitas práticas: Eliana faz macarrão e sobremesa com Rodrigo Marim. Aprenda!
+ Anote a deliciosa receita do macarrão com camarão e lagostim de Diogo Nogueira

Foto: Divulgação Vanessa Prieto
Foto: Divulgação Vanessa Prieto

Espaguete de Abobrinha com Molho Bolonhesa

A versão feita com abobrinha, talvez umas das mais populares, “é rica em vitamina A, ótima para o fortalecimento do sistema imunológico e melhora da visão e vitamina C, cheia de antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce e trazendo um efeito muito positivo sobre a saúde da pele, cabelos e unhas”, explica Vanessa.

Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite de oliva
½ cebola picada
1 dente de alho amassado
300g de patinho moído
2 xícaras (chá) de molho de tomate
1 pitada de sal marinho
Água, o suficiente
3 xícaras (chá) de espaguete de abobrinha
Salsinha picada a gosto

Modo de Preparo
Aqueça o azeite de oliva em uma panela e doure a cebola e o alho. Acrescente a carne moída e refogue-a. Junte o molho de tomate, o sal marinho, misture e deixe ferver por mais 5 minutos. Reserve. Em outra panela, ferva a água com 1 pitada de sal marinho e escalde o espaguete de abobrinha por 2 minutos. Escorra bem em uma peneira para sair o excesso de água e coloque em uma travessa. Sirva com o molho bolonhesa e decore com a salsinha picada.

Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 25 minutos

Foto: Divulgação Vanessa Prieto
Foto: Divulgação Vanessa Prieto

Fettuccine de Pupunha com Frango e Pimentões

Segundo a nutricionista, “o macarrão de pupunha é rico em cálcio, que é importante para o fortalecimento dos ossos, proteção dos músculos cardíacos e auxilia na prevenção da obesidade. Além disso, também possui fósforo, que auxilia na digestão, regula o equilíbrio hormonal e otimiza o fornecimento de energia para o organismo e potássio, importante para equilibrar os níveis de açúcar no sangue, aliviar especialmente dores de cabeça e combater o estresse e a ansiedade”.

Ingredientes
2 filés de frango
2 dentes de alho amassados
1 pitada de sal marinho
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena picada
2 tomates sem pele e sem sementes picados
1 ½ xícara (chá) de pimentão sem pele picado (amarelo, verde e vermelho)
Água, o suficiente
300g de fettuccinne de pupunha

Modo de Preparo
Tempere os filés de frango com o alho e o sal marinho. Reserve. Aqueça o azeite de oliva em uma panela e doure a cebola. Acrescente o tomate, o pimentão, misture e refogue até que os pimentões estejam macios. Tempere com o sal marinho. Em outra panela, ferva a água com 1 pitada de sal marinho e escalde o fettuccine de pupunha por 3 minutos. Escorra bem em uma peneira e coloque em uma travessa. Cubra com o molho de pimentões. Aqueça uma frigideira antiaderente e grelhe os filés de frango. Corte-os em tiras e sirva com o fettuccine.

Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 25 minutos

Foto: Divulgação Vanessa Prieto
Foto: Divulgação Vanessa Prieto

Espaguete de Abóbora Caprese

Já o macarrão de abóbora japonesa é rico em betacaroteno, um precursor da vitamina A, “que previne o envelhecimento da pele, protege o sistema cardiovascular, retarda o envelhecimento cognitivo e auxilia no tratamento de doenças respiratórias e crescimento do cabelo. E ele também possui muitas fibras, excelentes para a regular o intestino, dar saciedade, fortalecer o sistema imunológico e ajudar a reduzir o colesterol”, destaca Prieto.

Ingredientes
Água, o suficiente
1 pitada de sal marinho
3 xícaras (chá) de espaguete de abóbora japonesa
1/3 xícara (chá) de azeite de oliva
½ xícara (chá) de folhas de manjericão
8 tomates cereja
6 nós de muçarela

Modo de Preparo
Em uma panela, ferva a água com 1 pitada de sal marinho e escalde o espaguete de abóbora japonesa por 2 minutos. Escorra bem em uma peneira e coloque em uma travessa. Bata em um processador ou liquidificador o azeite de oliva com as folhas de manjericão. Regue o espaguete com esse azeite saborizado e sirva com os tomates cereja cortados ao meio e os nós de muçarela picados.

Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 15 minutos