Fique ligada! Elimine sete sabotadores silenciosos da sua dieta

Trocar o jantar por lanches e se jogar nas linhas diet e light são alguns dos caminhos perigosos

26 de fevereiro de 2017 - por Marcell Filgueiras
Foto: SIphotography/istock

Não é segredo para ninguém que quando se começa uma dieta, tudo o que se quer é obter resultados positivos e rápidos, dentro do possível, claro. Mas alguns hábitos “inocentes” podem estar te desviando desse sucesso e você nem imagina. Olha só alguns deles e livre-se já!

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Pular o café da manhã

Não é todo mundo que tem fome ou tempo pela manhã, mas pular essa refeição “faz com que o metabolismo não fique ativo, e ainda aumenta o nível de fome, o que levar a consumir alimentos indevidos na hora de comer”, explica o nutricionista clínico e funcional Fábio Bicalho. É aqui que entra aquela beliscadinha fora de hora que compromete a alimentação.

Foto: badmanproduction/istock

Aquela pizza, mesmo pequenininha, contém farinha branca, é uma vilã da sua silhueta. Foto: badmanproduction/istock

Comer alimentos que utilizam farinha branca

Eles são vistosos, podem ter um preço acessível e, sem demagogia, são também gostosos. “Alguns exemplos: pão francês, bolos e doces. Essas delícias para o paladar não são nada agradáveis para sua boa forma, pois causam liberação excessiva de insulina e sinalizam o hormônio formador de gordura. Isso é um grande problema, já que o que causa o aumento da circunferência da cintura”, diz Fábio.

Fazer pequenos lanches calóricos

“Mas é tão pouquinho” ou “é mais barato” são algumas das justificativas mais comuns para deixar uma saladinha de fruta de lado por um pãozinho de queijo. “Saiba que quando você troca um lanche saudável por salgados ou biscoitos, está ingerindo uma opção rica em gordura vegetal inflamatória e carboidratos simples, que aumentam a ansiedade e sabotam definitivamente a dieta”, esclarece o profissional.

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Substituir um almoço ou jantar por um shake ou lanchinho pode te fazer ter o dobro de fome depois e assim, ao comer mais,  engordar. Foto: AntonioGuillem/istock

Trocar refeição completa por shakes ou lanches rápidos

Como já foi dito antes, não é todo dia que o tempo está a seu favor, mas essa troca de uma refeição completa por algo menor e mais rápido tem consequências ruins como “aumento da ansiedade, da circunferência de cintura e efeito rebote caracterizado pelo aumento de peso e massa gorda”, afirma Bicalho.

Beber refrigerantes “zero”

Os refrigerantes estão sempre entre os primeiros da lista de alimentos condenados para a saúde e boa forma. Segundo o especialista, isso se dá “porque alteram o metabolismo, podem comprometer todo o trato gastrointestinal e assim favorecem o aumento de peso”.

Foto: Ihar-Ulashchyk/istock

No jantar, evite os lanches e opte por uma sopa nutritiva e leve, que é bem mais benéfica. Foto: Ihar-Ulashchyk/istock

Trocar o jantar por lanches

Muita gente acha que substituir a comida por um lanchinho é a melhor opção, afinal, o segundo é sempre mais leve que uma refeição, mas na prática, isso não é legal, não. “Em geral, os lanches são compostos por pães, queijos e leites com achocolatados, todos ricos em calorias e pobres em nutrientes. O ideal é consumir uma sopa completa com hortaliças diversas ou um prato leve com salada, peixes, quinoa ou arroz integral, lentilha e semelhantes”, recomenda Fábio.

Apostar em alimentos diet e light

Não se engane com esses rótulos. Se você quer alimentos saudáveis de verdade, prefira os orgânicos, frescos, naturais, crus, etc. “Os diet e light nem sempre irão ajudar da dieta, pois o primeiro às vezes tem mais gordura e o segundo pode ter reduzido apenas 25% de um dos constituintes, por exemplo”, afirma Bicalho.

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