Da Ciência: quatro pequenas mudanças no quarto para dormir melhor

Cores e até formato dos móveis interferem no seu sono

19 de novembro de 2016 - por DaquiDali
Zinkevych/iStock

Dormir bem é essencial para manter o bom humor, a saúde e até a silhueta, e o clima que você cria no quarto exerce um papel-chave. Sente que falta relaxamento no ambiente? A Ciência pode ajudar: descubra quatro pequenas mudanças que vão te fazer descansar melhor e ter dias mais positivos.

+ SPA para as unhas: quatro passos para deixá-las lindas e fortes

+ Rodrigo Cintra aponta as maiores tendências para o verão 2017

+ Inspire-se no estilo moderno de Giovanna Antonelli em “Sol Nascente”

Aposte em móveis e cabeceiras redondos

Móveis arredondados aumentam a sensação de conforto e tranquilidade. Foto: Kwanchai_Khammuean/iStock

Móveis arredondados aumentam a sensação de conforto e tranquilidade. Foto: Kwanchai_Khammuean/iStock

Pode parecer estranho, mas, acredite, faz sentido: formas arredondadas são mais orgânicas, e acabam sendo agradáveis aos olhos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard University, esses objetos sinuosos são mais calmantes que os com pontas e ângulos.

Uma forcinha das cores

Que tal pintar as paredes ou trocar as decorações e roupas de cama? Segundo um estudo realizado por universidades de Amsterdã e do Reino Unido, os adultos tendem a relacionar o verde a sentimentos de felicidade, e o azul melhora o humor. O mais importante é que os tons sejam suaves.

Tenha retratos da família

Manter retratos no quarto aumentam a alegria e conforto. Foto: George Doyle/Stockbyte

Manter retratos no quarto aumentam a alegria e conforto. Foto: George Doyle/Stockbyte

Colocar retratos nas paredes ou no criado mudo não só decora, como também aumenta os sentimentos positivos e a sensação de calma, ao menos é isso o que afirma uma pesquisa da University of Portsmouth.

Ajuste a luz

O corpo tem uma reação natural à luz, e qualquer uma pode fazer com que o cérebro acorde e pare com a produção do hormônio melatonina. Um estudo conduzido pela The National Sleep Foundation, nos Estados Unidos, descobriu que até mesmo quartos com cores muito claras podem ter o efeito. Portanto, invista em boas cortinas e tome cuidado com itens que sejam vibrantes.

Tags: , ,