Canela tem uma série de benefícios e ainda dá um toque delicioso a uma bebida quente/ Thinkstock
Mulher Saúde

Cinco razões para aproveitar o friozinho e investir na canela

Ela é saborosa, dá um toque especial a um bolo ou bebida quente, e o melhor: faz muito bem para a saúde do seu corpo e da sua pele! Dá uma olhada em cinco benefícios da canela de acordo com a ciência e por que ela deve fazer parte do seu dia a dia agora mesmo:

+ Precisa driblar o sono no trabalho? Veja truque mais poderoso que tomar café

+ Seu filho rejeita legumes e verduras? Nutrichef dá dicas e receitas para driblar o problema

+ Álcool é analgésico mais poderoso que o paracetamol, indica estudo

É antioxidante
Os antioxidantes são fundamentais para o organismo, porque protegem as células da oxidação, prevenindo doenças e combatendo o envelhecimento. De acordo com um estudo desenvolvido na Universidade de Hong Kong, a canela tem um potencial antioxidante maior do que outros 25 temperos e especiarias, como alho e orégano. Ideal para garantir imunidade e uma pele mais bonita.

É anti-inflamatória
Se você anda sentindo dores musculares por conta do último treino, vale apostar numa pitada de canela no chá ou na salada de frutas. Uma pesquisa com atletas iranianas de 13 a 25 anos constatou que a canela e o gengibre têm a habilidade de reduzir dores e inchaços musculares gerados por atividade física.

Perfume o ambiente com essas receitas
Canela vai bem em chás, cappuccino e em sobremesas

Contribui para o emagrecimento
A canela é conhecida como um alimento termogênico, com a propriedade de acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura corporal, ajudando a queimar gordurinhas. Ela ainda tem óleos essenciais que estimulam a salivação e a produção de sucos gástricos, facilitando a digestão. Para incorporar facilmente ao seu dia a dia, você pode usá-la para turbinar uma bebida como chá ou cappuccino.

É boa para o cérebro
Ela está associada inclusive à diminuição dos sintomas do Mal de Alzheimer. Um estudo desenvolvido na Universidade da Califórnia constatou os benefícios de um extrato da canela, chamado CEppt. Ele reduz o número de toxinas das células neurais e melhora a cognição. E pasme: em uma pesquisa publicada na “North American Journal of Psychology”, 31 participantes mascaram chiclete de canela durante um teste e apresentaram melhores resultados em perguntas que exigiam mais da memória e da coordenação visual-motora.

Previne e combate o câncer
De acordo com uma revisão de estudos conduzida na Malásia, pesquisas com ratos de laboratório mostraram que a canela ajuda a reduzir a oxidação de células com melanoma, um tipo de tumor. O óleo de canela também contém um ácido capaz de amenizar o crescimento de tumores e matar suas células.