O que é sucesso para você? Entenda como só ter dinheiro não é tudo

Psicólogo explica o real sentido desse, que todos querem alcançar

15 de fevereiro de 2017 - por DaquiDali
Foto: SIphotography/istock

O que é sucesso para você? Ser famosa? Ter um alto cargo na empresa com um bom salário? Uma casa e carro? Qualidade de vida? Viver em paz com a família? “Muitos encontram-se em uma constante busca para alcançar o sucesso, porém sem sequer saber para onde ir. Quando fixam em um objetivo específico e o alcançam, não sabem o que fazer ou vivem numa busca incessante por cada vez mais, sem contentarem-se com a conquista. Isto acontece porque o sucesso é um estado, não um fim”, explica o psicólogo e coach André Melo.

+ Xiiii! Você sabe lidar com o climão? Aprenda como agir
+ Da Ciência: três maneiras inesperadas de aumentar a sua energia
+ Como fazer uma faxina emocional para começar o ano renovada

O tamanho do sucesso

Resumi-lo a uma conquista é torná-lo muito pequeno. O profissional esclarece que é importante entender o sucesso como uma linha do tempo que deve ser apreciada desde o dia da decisão até o alcance da meta final. “Ele não está vinculado a alcançar um objetivo, mas à construção para chegar até ele. Pensar dessa forma, é como quando fazemos uma viagem pensando em como será quando chegarmos ao destino: planejamos todas as rotas e passeios, lugares que visitaremos e não vemos a hora de chegar. O trajeto até lá é longo demais. Ao chegarmos curtimos bastante, até começar a vontade de voltar ao lar”.

Foto: SIphotography/istock

Ter um objetivo final é importante, mas entender que ele é feito de partes e processos e curtir cada um deles é o mais importante. Foto: SIphotography/istock

Olhe para o futuro, mas não deixe de viver o presente

Desse modo, ele apresenta duas lições a serem aprendidas: “a primeira é que cada vitória alcançada antes do objetivo final será comemorada. Curta todo o processo até o ápice do seu sucesso”. Isso significa que ao estabelecer uma “chegada”, aproveite o sabor de cada pequena conquista até lá. “Assim, será uma etapa na contínua evolução pessoal ou profissional, e também uma passagem para outros novos objetivos”, diz Melo.

A segunda lição é que, por mais agradável (ou desagradável) que seja chegar ao fim e sentir todo o êxtase do momento, a empolgação e felicidade por ter chegado lá vai passar e vai ser preciso um novo sucesso para alcançar. “Você pode atingir seu objetivo e pensar nele como a situação que mais lhe trará felicidade, mas é possível que depois de meses ou anos você queira determinar uma nova meta e aquela perde a referência que representava. Por isso, mesmo de olho no futuro, esteja de corpo e alma no presente. Os sonhos são uma projeção de nossos desejos atuais, mas a vida acontece no agora”, ressalta o coach.

Foto: DragonImages/istock

Chegar “ao topo” estipulado por você é maravilhoso, mas não a qualquer custo. No final, tenha saúde e com quem comemorar. Foto: DragonImages/istock

Afinal, do que é feito o sucesso?

Chegar “lá” exige cuidados físicos e emocionais. Por mais que você esteja determinada, é importante não agir “a qualquer custo”, para que as consequências disso não te façam “morrer na praia”. O psicólogo levanta esse questionamento: “qual a vantagem em vivenciá-lo sozinho? Ou doente? Esquecemos, muitas vezes, que só conseguimos realizar algo se estivermos saudáveis, se as pessoas mais importantes estiverem ao nosso lado. Alimentar boas amizades, cuidar da saúde, da qualidade de vida, do bem-estar e lazer são fundamentais para o mais importante, a vida que acontece neste momento. Por mais que queiramos dar o melhor para a família, por exemplo, o tempo continua passando e, além do agora, não temos certeza do que vem depois. Por isso tenha o futuro, os planos e os sonhos como guias, como o norte que te leva para a melhor direção dentro do que busca, mas mantenha os pés no chão para os passos que dá hoje. Depois disso tudo, eu pergunto: e agora, o que é sucesso para você?”.

Tags: , , , ,