Sueli Rutkowski, autora do livro “Dicas Incríveis”, conta como se tornou especialista em truques domésticos

“Eu não sabia passar um café”, diz Sueli

17 de agosto de 2012 - por Administrador
Sueli Rutkowski, autora do livro “Dicas Incríveis", conta como se tornou especialista em truques domésticos

Para Sueli Rutkowski, lugar de mulher é na cozinha… e na sala, no quarto, no escritório e onde mais puder desempenhar suas funções com o máximo de praticidade. Não pense, no entanto, que esta paulistana de 61 anos descobriu isso cedo. Antes de se transformar em uma das mais importantes especialistas em truques domésticos do país, ter seu livro — “Dicas Incríveis – Truques e Segredos para Facilitar Seu Dia a Dia” (Editora Master Books) — na lista dos mais vendidos da revista "Veja" e se tornar colunista do DaquiDali,  não conseguia conciliar seu emprego de contadora com os afazeres do lar. “Para os meus pais, filho tinha que estudar e começar a trabalhar cedo”, conta. Longe das panelas e dos serviços domésticos, a única exigência feita pela sua mãe era que precisava entender de pequenos consertos de roupas. “Minha família não admitia que uma mulher não soubesse pregar um botão”.

Leia as dicas de Sueli em sua coluna

De contadora à administradora de empresas de uma confecção de moda, Sueli então se casou, aos 24 anos. Teve a primeira filha, Francine, hoje com 37. Dois anos depois veio o caçula, Dênis, atualmente com 35 anos, e com ele, o desespero, pois até então não sabia administrar uma casa e duas crianças pequenas. “Meu marido me chamou e disse que eu tinha que dar um jeito ‘naquilo’. Minha vida estava virando uma loucura! A empregada pediu demissão. Aquela situação me desestruturou, porque eu não entendia nada de serviço doméstico. Não sabia passar um café!”, ela conta.

Enfim, dona de casa
Na nova empreitada, Sueli conta que teve todas as dificuldades. Dizia que não sabia, sequer, mexer em uma máquina de lavar roupa, e que precisou jogar muita comida fora. Foi para os Estados Unidos e lá se encantou ao ver que a mulher norte-americana conseguia, depois de um dia inteiro de trabalho fora de casa, administrar ao mesmo tempo a casa e a vida com os filhos. “No Brasil não existia isso. Era muito raro você ver uma mulher trabalhando”. De volta ao país, as ideias passaram a borbulhar em sua cabeça e, em pouco tempo, se viu “mergulhada” em uma enorme quantidade de manuais de fogão, geladeira, micro-ondas, máquina disso, máquina daquilo. Dedicou horas de conversas com empregadas, lavadeiras e passadeiras. “Aprendi tudo sobre alimentação, tapeçaria, fiz bordados e comecei a ver que essa área era fascinante. Em alguns meses, pude equilibrar a situação em casa, mas a adaptação levou quase um ano”.

Saiba mais sobre o livro "Dicas Incríveis"
 
Dicas Incríveis na TV
Em terras norte-americanas, a especialista conheceu também as praticidades do freezer no cotidiano. Estudou técnicas de congelamentos de alimentos, ministrou cursos sobre o tema e acabou contratada por uma grande empresa de eletrodomésticos para coordenar o departamento de congelados por cinco anos. Em 1981, o sucesso de Sueli chegou à Rede Globo, onde apresentou um quadro de culinária ao lado da jornalista Marilú Torres no "TV Mulher".

Foi com o apresentador Gugu, contudo, que Sueli passou a mostrar suas tão famosas dicas. Ela conta que foi procurada pela produção do programa dele para comandar um quadro chamado “Dicas Incríveis”. “Eram truques que eu dava nos meus cursos de congelamento, sempre voltados para a praticidade. Lembro que me chamaram para conversar em uma quarta-feira e no domingo seguinte já estava gravando”.

A atual parceria, com a apresentadora e empresária Eliana, já dura dois anos e meio. “Nossa relação é muita boa, tanto é que o quadro que eu tenho no programa está sendo totalmente reformulado. Entramos com dicas de beleza, de moda… Sempre com a intenção de melhorar a vida das pessoas”. E o entrosamento entre as duas foi tamanho que acabou por levar a experiência de Sueli para outro meio: a especilista em praticidade doméstica foi convidada a lançar o livro “Dicas Incríveis – Truques e Segredos para Facilitar Seu Dia a Dia” pelo Master Pop, selo da Editora Masterbooks, de propriedade de Eliana.

Quer comprar o livro "Dicas Incríveis"? Saiba onde encontrar

Sucesso do Livro
Truques para tirar manchas e odores, segredos de preparo de comidinhas rápidas e soluções para o cotidiano são algumas das 140 dicas ilustradas que fazem parte da publicação. Desde que foi lançado, em setembro de 2011, o livro figura as principais colocações dos mais importantes rankings do segmento. Atualmente integra a lista de mais vendidos da revista "Veja". “O resultado é fruto de muito trabalho. Comecei de uma necessidade e consegui colocar em prática tudo que eu aprendi ao longo da vida”. Sueli conta também que já colheu material suficiente para escrever o “Dicas Incríveis 2”. “Tenho coisas muito legais! Digo ainda que hoje sou uma mulher extremamente realizada. Estou muito feliz com o livro e com a minha participação no Programa Eliana”. E como fôlego não falta para Sueli, ela ainda administra o Show de Cozinha, espaço em que vende objetos diferenciados para a casa e dá cursos de culinária e organização da casa. 

Tags: