12 dicas incríveis para você largar a ansiedade de vez em 2016

Segundo especialista, a pessoa ansiosa não vive o presente e, sim, o futuro

21 de dezembro de 2015 - por DaquiDali
Foto: AntonioGuillem/iStock

Quais são os seus planos para o próximo ano? Deseja uma rotina mais leve, sem estresse e com mais paciência para resolver os contratempos? Saiba que diminuir o nível de ansiedade pode deixar a sua vida mais tranquila. O DaquiDali pediu à psicóloga e colunista do portal do “O Estado de São Paulo” Luciana Kotaka dicas para te ajudar nessa missão. Descubra!

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Pratique uma atividade física

De acordo com a psicóloga, dessa forma é possível diminuir a ansiedade de maneira saudável, sem recorrer à medicações. “Você pode correr, dançar, andar de bike, praticar muay thai, tênis ou outra modalidade esportiva que goste”.

Comece a meditar

Aprendendo a respirar corretamente, sua a mente vai se esvaziar, focando no momento presente. “Melhora não somente a ansiedade, mas a saúde em geral”.

Relaxe!

Relaxar é importante, nem que seja por três minutos. “Espreguice, respire profundamente e conte até cinco tempos para inspirar e mais cinco para expirar”.

Luciana sugere que, ao chegar em casa, você tome um banho relaxante. “Ou então, deite-se no chão com as pernas erguidas e apoiadas na parede. Reserve pelo menos dez minutos para abaixar o estresse antes de fazer sua refeição”.

Concentre-se 

“Lembre-se que viver ansioso é estar sempre a frente, no futuro. Concentre-se em se manter no presente, aproveitando os momentos. Sinta a respiração e se entregue ao que está vivendo agora“.

Faça planos reais

Deixar de lado a crença de que você só será feliz quando fizer a viagem dos sonhos, tiver um namorado, comprar o carro. “Esses pensamentos só aumentam a ansiedade e impedem de viver a felicidade de forma mais plena“.

Foto: Wavebreakmedia Ltd/Wavebreak Media

Foto: Wavebreakmedia Ltd/Wavebreak Media

Tenha um hobby

Desligar-se do mundo a sua volta, conectando-se com algo só seu, vai te trazer ótimas sensações. “Permita-se sentir prazer em atividades como pintar, bordar, fazer scrapbook ou artesanatos em geral”.

Identifique a tensão

Para aqueles momentos em que você se sentir ansiosa, busque algo que te faça focar em outro assunto. “Pode montar um quebra-cabeça, por exemplo. Assim irá relaxar e diminuir as tensões e preocupações que possam estar te incomodando”.

Transcreva seus pensamentos

Escreva um livro ou até pequenas poesias. Um diário de anotações também é uma boa ideia.

Reserve um dia

Pelo menos um dia da semana deve ser reservado para relaxar. “Se dê de presente uma deliciosa massagem ou sessões de acupuntura”.

Tenha momentos de lazer

Se você adora ler, ir ao cinema ou mesmo assistir séries na televisão, fazer isso pelo menos duas vezes na semana vai substituir a ansiedade por momentos de tranquilidade e prazer.

Faça terapia

“Desta forma, você vai aprender a identificar os fatores estressores, diminuindo a ansiedade e fortalecendo comportamentos assertivos”.

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