Você sabe como tratar a brotoeja do bebê?

Pediatra conta como se livrar dessas temidas bolinhas

8 de maio de 2016 - por Dra. Vânia Gato
Foto: Thinkstock

Miliária (ou brotoeja) é uma alteração de pele que acontece em 40% dos recém-nascidos, por volta da 3ª semana de vida. A causa é a obstrução das glândulas sebáceas do bebê. O rosto, pescoço e costas são as áreas mais frequentes. Quando está calor, piora bastante.

Existem diversas variedades de miliária: pode ser uns pontinhos transparentes ou amarelinhos e também podem ser vermelhos ao redor. A boa notícia é que, do mesmo jeito que aparece, desaparece. Vou falar sobre algumas coisinhas que costumam funcionar:

1- Arejar o ambiente: como as brotoejas pioram no calor, uma boa dica é manter o bebê arejado, com roupas leves e de acordo com o clima. O uso de ventiladores e ar condicionado também ajuda. Lembrando que o bebê não deve ficar o dia inteiro no ar condicionado!

2- Amido de milho no banho: já falamos sobre isso, funciona sim. Coloque uma colher no banho do bebê.

3- Aveia ou chá de camomila/calêndula no banho: também funcionam. Você pode colocar o pó (flocos finos) da aveia direto ou fazer um sachê com uma fraldinha e colocar na água do banho.

4- Talco líquido e outros produtinhos calmantes: por favor, não use nenhum desses produtos sem orientação médica. Em alguns bebês piora o resultado.

5- Pasta d’água: seu uso excessivo resseca a pele. Funciona em alguns bebês, mas lembre desse inconveniente.

6- Óleos: costumam piorar o quadro.

7- Paciência: essa é a única que funciona 100%.

Lembre-se: seu bebê está com bolinhas? Mostre para o seu pediatra, não fique fazendo diagnóstico e tratando pela internet, é arriscado.

Tags: , ,