Nutrientes essenciais ao cabelo
Rodrigo Cintra

Conhecendo os nutrientes essenciais ao cabelo

Cabelos bonitos exigem nutrientes específicos, certo? Mas você sabe exatamente a função de cada um deles, para que servem? Foi pensando nisso que selecionei cinco desses compostos químicos, presentes com frequência nos rótulos de produtos capilares, para você escolher os produtos mais adequados aos seus fios.

Óleo de argan – Extraído de um fruto que brota na árvore de mesmo nome (argan spinosa), esse tratamento tem ação regeneradora dos fios. O óleo de argan traz sedosidade, maciez e brilho aos cabelos. Sua principal função é garantir uma hidratação total dos fios, fazendo com que eles fiquem com aspecto saudável. Pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo, já que ele é rico em ácidos graxos e vitamina E, proporcionando um grande poder de nutrição aos fios.

Ceramida – É um lipídio que já está presente naturalmente nos fios, entre as escamas. Sua função é reter água e nutrientes. A perda desse ativo ocasiona ressecamento em curto prazo, enfraquecimento dos fios e consequentemente a quebra também. A ceramida ainda restaura os fios, nutre os cabelos para que eles fiquem brilhosos e impede que eles percam nutrientes e proteínas.

Queratina – A queratina é uma proteína fibrosa que tem a função de envolver o fio com uma película, tornando-o mais resistente, com mais elasticidade. Ela fortifica, hidrata, reestrutura e dá brilho aos cabelos. Indicado em especial para aqueles fios que precisam de reconstrução capilar. Hoje, os salões colocam à disposição uma série de tratamentos feitos para a recuperação dessa fibra capilar. São eles: cauterização capilar, nuvem de queratina, nanoqueratinização, requeratinização e plástica capilar. Uma vez aplicada, a queratina devolve as características naturais do cabelo. 

Aloe Vera ou babosa – É uma planta medicinal popularmente conhecida como a babosa. Além da propriedade de hidratação, o aloe vera possui ainda o poder de regeneração e aceleramento dos fios, em alguns casos, e ainda é usado como cicatrizante em alguns medicamentos. Com benefícios similares ao que causa a pele, a babosa amacia, fortalece e rejuvenesce o cabelo, enquanto elimina detritos e bactérias do couro cabeludo. 

Óleo de abacate – Rico em vitamina A, B1, B12 e C, o óleo de abacate é extremamente poderoso para dar maciez nos fios. Presente em muito cosméticos, ele impede que a água de dentro dos fios seja eliminada. É um ótimo emoliente porque, além e evitar a desidratação do cabelo, ainda recupera o que já está ressecado, deixando-o sedoso e brilhante. 

Beijos e até a semana que vem!

Enquetes

enquete

Que delícia junina te faz esquecer a dieta?

Carregando ... Carregando ...

Publicidade