Rodízio de xampus é truque para cuidar dos fios

Brilho também depende da superfície do fio, conta a médica dermatologista

3 de maio de 2016 - por Rui Paiva
Foto: Thinkstock

O tipo de cabelo é determinado geneticamente. O brilho está relacionado à superfície do fio: quanto mais reto, mais brilhante; quanto mais ondulado, mais opaco.

Quem possui cabelos rebeldes, difíceis de pentear e que não fixam o penteado, precisa redobrar os cuidados. Para que se consiga uma cabeleira bonita, é necessário o uso de condicionadores e cremes (os leave-in são ótimos).

Um truque para todos os tipos de cabelo é fazer um rodízio de três xampus: um muito bom, um de qualidade média, e um bem baratinho, com fórmula bem simples. Como os xampus possuem pH diferente , o revezamento preserva o bolso e melhora a remoção dos resíduos, cujo acumulo deixa o cabelo pesado e sem brilho .

Hoje há uma ampla gama desses produtos no mercado. Para cabelos tingidos, há xampus específicos, que repõem os elementos perdidos no processo químico.

Outra pratica importante, sobretudo no sol, é usar protetor de cabelo com filtro solar, que previne os danos causados pelos raios solares e evita o desbotamento dos fios.

Qual cabelo cresce mais?

A taxa de crescimento dos cabelos é determinada geneticamente. Há um mito de que cabelo liso cresce mais. Na verdade, contudo, ele apenas não se enrola como os crespos, o que causa essa ilusão.

Quem tinge os fios sabe que a medida é sempre a mesma: cerca de 1 cm por mês, salvo em caso de doença. O ideal é cortá-los a cada quatro meses para remover pontas duplas e atualizar o formato.

Tags: , , ,