Devo controlar o que o meu filho come nas festas?

Se a criança tiver uma alimentação saudável em sua rotina, dificilmente fará escolhas ruins, diz colunista

3 de outubro de 2016 - por Roseli Ninomiya
Foto: Thinkstock

Hora da festa, guloseimas à vista, muita fartura e quem segura a criança? Liberar ou não? Os pais sabem se devem controlar o que o filho comerá, porque se ele já é orientado com uma dieta especial, deverá respeitar os alimentos permitidos.

Quando a criança é educada na nutrição, ela dificilmente fará escolhas ruins ou exagerará nos alimentos ricos em gordura e carboidratos refinados. No entanto, lembre-se de nunca sair para uma festa infantil ou mesmo outros eventos sociais, sem o pequeno antes ter feito uma refeição saudável em casa. Respeitar a rotina alimentar evitará a gula.

Nunca encare a festa infantil como um desafio. Festa é local de diversão, alegria, confraternização e brincadeiras. Deixe brincar, correr, pular e dar risadas com os amigos.

Quer saber quais são as boas opções nas comemorações? Pipoca de panela, salgados assados, milho cozido, sucos naturais, frutas e água. Além das refeições como macarrão com molho de tomate, saladas, carne assada, arroz e legumes cozidos. Comer um docinho e um pedaço de bolo não levará seu filho à obesidade, mas deixá-lo viver todos os dias como se fosse uma festa, repleta de guloseimas, certamente aumentará seu peso.