Comece o ano com uma nutrição consciente

Comece 2017 com o pé direito no quesito alimentação saudável

9 de janeiro de 2017 - por Roseli Ninomiya
Fotos: Thinkstock

Novo ano, novas promessas e uma nova fase da vida.

Lembro de uma matéria publicada este ano no “The New York Times” sobre a prática budista da alimentação consciente. Em resumo, comer deveria ser um ato de prazer, paz, e consciência. Nada de neuroses alimentares, excessos ou escolhas erradas.

Convido você a começar o ano com a nutrição mais consciente, ou seja, reflita no momento da escolha alimentar se é gula ou necessidade. Não ter pressa para comer, pois sabe que a digestão não será boa. Parar de achar que tem alergia ou intolerância alimentar quando comeu mal ao longo do dia e da semana. Fugir das dietas da moda que você sabe que até hoje não foram a solução para a obesidade mundial.

Acalmar a mente, escolher restaurantes ou locais tranquilos, respirar profundamente antes de começar a comer, são atitudes que farão diferença na escolha alimentar, na qualidade e na quantidade de alimentos que ingere ao longo do dia.

Preste atenção à sensação e ao propósito de cada alimento que irá comer. Sinta o aroma, aprecie o sabor, perceba a textura, coma devagar. Faça diferença na sua saúde e pare de agredir seu organismo com alimentos “gordos”, ricos em açúcar e pobres em nutrientes.

Não sabe como começar? Tire o dia de hoje, determine 3 dias da semana para esta prática. Seja determinado (a), mas não desista de estar bem com seu corpo sempre.

Ótimo 2017 a todos!