Cinco alimentos importantes na gestação

Saiba o que incluir em seu cardápio para uma gravidez saudável

14 de março de 2017 - por Roseli Ninomiya
Foto: nd3000/ Thinkstock

Durante a gestação é fundamental a mulher comer alimentos variados, ou seja, ter fontes de carboidrato, gordura, proteína, fibras, vitaminas e minerais. Também deve evitar dietas restritivas, desequilibradas e sem comprovação científica. Além disso, precisa cuidar do que come para não ganhar peso excessivo e poder ter uma boa amamentação.

Entre vários alimentos, cito cinco em que vale o investimento:

Água: manter o corpo hidratado previne inchaço, intestino preguiçoso, e calorias extras caso consuma bebidas calóricas;

Feijão e carne vermelha: para as gestantes que são vegetarianas vale investir no feijão, pois além de ser rico em fibras, é rico em ferro e ajuda a prevenir a anemia. A carne vermelha também é uma excelente fonte de ferro. Mas lembre, para garantir uma boa absorção desse mineral é necessário ter alimentos fontes de vitamina C, como frutas e verduras;

Foto: GeorgeRudy/ Thinkstock

Foto: GeorgeRudy/ Thinkstock

Iogurte: além de serem ricos em cálcio e proteínas, é um alimento probiótico, ou seja, rico em lactobacilos que ajudarão na saúde intestinal, e previne o intestino preguiçoso. Existe a versão sem lactose (para quem tem intolerância a lactose), sem açúcar (para diabéticos), light (para dietas com restrição calórica) e com diversos sabores (para aquelas que gostam de um sabor de fruta);

Batata: boa fonte de carboidrato e de energia, é muitas vezes banida da dieta. O cuidado deve ser na forma de preparo e na quantidade ingerida no dia. Afinal, comer frita ou com ingredientes ricos em gordura e sal será prejudicial à saúde;

Couve: vegetal presente na culinária do brasileiro. É boa fonte de ferro, ácido fólico, vitamina C, fibras e de baixas calorias. O ácido fólico reduz os riscos de anomalias congênitas (espinha bífida, entre outros) e doenças cardiovasculares.

Reforço que diversificar os tipos de alimentos e evitar ou reduzir açúcar, sal e alimentos gordurosos, é um maneira de prevenir doenças e ter uma gestação saudável.