Alimentação saudável não é dieta restritiva

Nem sempre comer de maneira saudável está ligado à perda de peso

7 de novembro de 2016 - por Roseli Ninomiya
Foto: Thinkstock

Você já notou que sempre encontra artigos relacionados a alimentação saudável? E arrisco que 80% relacionam com a perda de peso. O culto ao corpo “fitness” e à beleza nunca tiveram tanto destaque como agora.

Vale entender que os alimentos que propiciam saúde, bem-estar, energia e equilíbrio não são somente os que resultam na perda de peso. Uma boa dieta é aquela que não restringe apenas o consumo de calorias e nutrientes: ter boas escolhas alimentares além de conhecer os alimentos, é saber as inúmeras combinações entre eles e suas diversas formas de preparo. É conhecer o aspecto social e cultural da sua prática alimentar. Um exemplo seria pedir para um italiano desistir das massas e trocar pelo sashimi (peixe cru).

Ao dar o seu toque pessoal nas suas escolhas e não se encantar provisoriamente com as dietas da moda, ficará mais fácil sempre ter uma alimentação saudável personalizada.

Alimentação saudável não se limita apenas a calorias e nutrientes e sim as suas necessidades alimentares pessoais de acordo com sua cultura, ser acessível do ponto de vista financeiro e físico, e ter harmonia na quantidade, qualidade, variedade e prazer.

Tags: