Home > Mulher > Carreira & Finanças

Quatro dicas para deixar seu local de trabalho mais prazeroso

Saber se você está sendo reconhecida é um dos pontos que podem melhorar o dia a dia

Terça-feira, 18 de Setembro de 2012 - por Marina Finco
Quatro dicas para deixar seu local de trabalho mais prazeroso
Stock.XCHNG

Estar todos os dias no mesmo lugar, com as mesmas pessoas e executando as mesmas tarefas pode se tornar cansativo, mas é possível ganhar uma dose extra de ânimo usando um pouquinho de jogo de cintura. A headhunter (especialista em recrutamento) Elisama Cintra explica em quatro passos indispensáveis com driblar as armadilhas do mundo corporativo e ficar de bem com o seu trabalho.

Relacione-se bem com o seu chefe
Não importa a personalidade do superior: mais rígido ou tranquilo, a função dele é garantir o bom andamento do seu trabalho. Então esteja pronta para críticas e elogios, mas se a implicância com você for demasiada, espere passar o momento de estresse e aborde o tema com mais calma. “Bater e frente pode acabar transformando a conversa em uma discussão e até mesmo gerar um conflito pessoal, que pode ser ainda mais prejudicial ao funcionário”, explica Elisama.

Ainda que o bom senso seja necessário, nunca deixe um assunto mal resolvido. De acordo com a especialista, no entanto, é melhor retomar a conversa sempre com soluções para o problema. “Não adianta ficar se justificando e dar desculpas, isso só piora a situação”, diz.

Cansou do trabalho? Calma!
“Todo mundo sente um estresse maior no ambiente de trabalho quando a pressão cresce e os prazos diminuem”, afirma. Antes de entrar em crise, contudo, a pessoa deve colocar na balança se realmente gosta do que faz. “Se isso se provar verdade, a fase passará”, conta.

Se infelizmente a pessoa perceber que o sentimento de abatimento persiste, talvez seja hora de procurar outro lugar. “Ela pode estar ocupando um espaço em que outro profissional seria feliz e ao mesmo tempo se fazendo triste sem necessidade”, explica Elisama. É importante não ter medo de tentar novamente.

Reconhecimento
Apesar de estar há tempos na empresa não sabe se o seu desempenho está sendo avaliado corretamente? Não deixe a dúvida pairar e peça um feedback para o seu chefe. “Em algumas companhias o profissional sabe se seu trabalho está sendo reconhecido por meio de recompensas como premiações ou bônus pelos resultados que ele trás, mas não há a verbalização desse reconhecimento”, conta. Para a headhunter, é uma atitude saudável perguntar e ouvir quais os acertos e pontos a melhorar.

Não precisa ser um processo formal, por meio de uma avaliação de resultados escrita, por exemplo. Basta perguntar para a chefia se está com 15 minutos livre e, se a resposta for sim, proponha a conversa. “Afinal, se você não souber qual a expectativa da empresa e do chefe, você fica sem diretriz”, afirma.

Colegas de trabalho
Pessoas que você nunca pensou conhecer convivendo sob o mesmo teto por, pelo menos, oito horas diárias. Essa situação pode ser assustadora, caso o relacionamento interno seja ruim. Por isso, Elisama acredita que manter o profissionalismo entre todos é a melhor saída, “no ambiente de trabalho você acaba se identificando mais com algumas pessoas e outras você só considera colegas. Mas, mesmo com essa identificação, é preciso manter um relacionamento amistoso com todos da mesma forma”, diz.

Caso a amizade fique muito evidenciada entre funcionários de uma companhia, conflitos internos podem aparecer. Os outros podem pensar que existem diferença de tratamento e até mesmo preferências e facilidades, principalmente se for com relação à chefia. É preciso saber separar o profissional do pessoal, se deseja desfrutar da afinidade fora da empresa, convide as pessoas para um happy hour, ou chame para uma reunião em casa.

Tags: dicas trabalho
A Introspection desenvolve software de qualidade utilizando metodologia ágil