Home > Mulher > Carreira & Finanças

Oito dicas para deixar o seu dia a dia mais prático

Especialista cria lista de afazeres que vão melhorar a vida da mulher moderna

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2012 - por Marina Finco
Oito dicas para deixar o seu dia a dia mais prático
Divulgação

Mãe, esposa, profissional, dona de casa... Ufa! A vida moderna exige aprender a otimizar o tempo e as atividades diárias para manter tudo no lugar sem perder a sanidade. Depois de conversar com o especialista em desenvolvimento humano Eduardo Shinyashiki sobre o assunto, o DaquiDali bateu um papo com a personal organizer Vera Corradi é Personal Organize da empresa Oz! Organize sua Vida Vera Corradi e pediu dicas práticas que vão te ajudar a criar um sistema de organização para a casa, o trabalho e a família.

Tempo
Mantenha em mãos uma agenda com seus compromissos anotados para não se perder na correria do dia a dia. “Marque suas consultas médicas, horários de reunião no trabalho, ou atividades diárias dos seus filhos que precisem de sua carona”, diz Vera. Assim você conseguirá conciliar casa, lazer e trabalho, além de conseguir administrar melhor seu tempo.

Tudo arrumadinho
Deixe roupas, sapatos, bolsas e acessórios sempre em ordem. Estar com aquilo que necessita pronto para utilizar faz muita diferença para otimizar o tempo. Nada de deixar aquele sapato que você ama sujo na lavanderia esperando por um pano úmido, limpe-o assim que tirá-lo dos pés, assim eles estarão arejados já no dia seguinte.

Estoque
Não deixe faltar nada nas dispensas de alimentos e produtos de limpeza. Monte uma lista do que é mais necessário na casa e mantenha os produtos em quantidade suficiente para que haja uma pequena sobra em caso de emergências, “como aquela visita que chega sem avisar e pega todos de surpresa”, brinca a personal.

No lugar
Mantenha tudo identificado e em seu devido lugar. Etiquete caixas e gavetas, explicando o que tem dentro de cada uma. Assim fica mais fácil para você localizar aquele objeto que tanto precisam.

Não deixe para amanhã…
A lâmpada queimou? O interruptor parou de funcionar? Não deixe esse problema para depois! Consertar assim que acontecer, além de facilitar as atividades diárias, te livra de se deparar todo o tempo com o mesmo empecilho.

Feijão-com-arroz
Crie uma rotina na sua vida. “Não importa o que digam sobre a rotina deixar as atividades diárias mais tediosas: para que as obrigações se mantenham organizadas é preciso seguir um passo a passo”, comenta Vera. Mas cuidado para não deixar o momento de lazer fazer parte dessa lista. Sua hora de descanso de corpo e mente deve ser aproveitada sem que esteja na agenda. Durante o dia irão surgir espaços entre os afazeres que poderão ser preenchidos com uma soneca, uma olhadinha nas redes sociais, uma pausa para ouvir aquela música que você tanto gosta. “Deixe isso a cargo do acaso”, diz.

Hemeroteca
Livre-se de volumes extras! Todas as páginas daquela revista que está na mesinha de centro te interessam? Se a resposta for não, retire apenas o que você gostou e monte sua própria hemeroteca. “É um conjunto de recortes de revistas e jornais com informações que lhe agradam”, explica Vera. Junte-os numa caixa, ou em uma pasta de folhas de plástico, e divida-os por assunto ou ordem alfabética. Assim, você pode jogar fora jornais, revistas e até catálogos que estão atrapalhando.

A Introspection desenvolve software de qualidade utilizando metodologia ágil