Daqui Dali

Um pouco do mundo, um mundo de coisas. Da vida, da sua e da minha. DAQUI E DALI.

slug; ?>

Mãos gigantes surgem em canal em Veneza para fazer um alerta sobre as mudanças climáticas

 

 

As mudanças climáticas avançam – e com consequências bastante preocupantes –, ainda assim, às vezes o assunto parece restrito aos cadernos científicos, não é? Para tentar jogar os holofotes sobre o tema, o artista italiano Lorenzo Quinn criou uma instalação impressionante em Veneza: de um canal saem mãos gigantescas que escoram o Ca ‘Sagredo Hotel.

 

 

“A escultura “Support”, colocada em Veneza no Ca ‘Sagredo, coincidindo com a abertura da Bienal de Veneza, quer falar com as pessoas de forma clara, simples e direta através das mãos inocentes de uma criança. (…) Devemos todos, coletivamente, pensar em como podemos proteger nosso planeta e, fazendo isso, proteger nossos locais de patrimônio nacional”, disse em seu Instagram.

 

Como ele deixa claro, a escolha da cidade italiana para abrigar o projeto não foi por acaso, uma vez que estudos alertam que, por conta da elevação dos níveis dos mares – alavancada pelas alterações climáticas –, Veneza pode ser “engolida” pela água até 2100.

 

 

Também na rede social, o artista fala sobre as dimensões grandiosas do projeto e de sua preocupação ambiental ao produzir a obra. “As mãos tem aproximadamente 9 m em altura e pesam aproximadamente 2500 kg cada. (…) Elas são feitas de uma espuma expandida e coberta de poliuretano (todos recicláveis e serão reciclados) e, em seguida, pintadas”.

 

Tags: ,