Daqui Dali

Um pouco do mundo, um mundo de coisas. Da vida, da sua e da minha. DAQUI E DALI.

slug; ?>

Um pouquinho do universo de Machado de Assis na web

 

Sabe quando você lê uma obra e fica tão impactado com aquilo que deseja poder ver de perto o processo criativo do autor? Agora é possível fazer isso com um dos maiores nomes da literatura brasileira, Machado de Assis.

 

 

A Academia Brasileira de Letras anunciou nessa terça (10) que os manuscritos originais digitalizados de três títulos do escritor estão disponíveis no site da instituição: “Esaú e Jacó” e “Memorial dos Aires” e o poema “O Almada”.

 

Com isso, é possível fazer uma imersão muito maior no universo de Machado de Assis, acompanhar o processo criativo, correções de textos e mesmo mudanças de nomes de alguns personagens.

 

Muito legal, não é? E, de acordo com o site da ABL, esse é apenas o início de uma aproximação do trabalho íntimo desse ícone com os estudiosos e o público em geral. De acordo com a Chefe do Arquivo da ABL, Maria Oliveira, em pouco tempo todos os manuscritos do autor devem ser disponibilizados na web. “A equipe de arquivistas do Múcio Leão vem desenvolvendo a alimentação da Base de Dados, com a inclusão das informações e imagens digitais para o novo sistema. O trabalho está sendo realizado pela Coordenadora dos Arquivos dos Acadêmicos, Juliana Amorim”, disse em matéria à instituição.

 

Quer saber como acessar esse material? Clique aqui e siga as instruções da Academia Brasileira de Letras.

 

Tags: ,