Daqui Dali» Arquivo do Blog » Bem vinda, Primavera

Daqui Dali

Um pouco do mundo, um mundo de coisas. Da vida, da sua e da minha. DAQUI E DALI.

slug; ?>

Bem vinda, Primavera

Hoje a gente se despede do inverno e entra na primavera em todo o hemisfério sul. Existe uma lenda grega muito bonitinha que explica essa mudança de estação, vou dividir aqui com vocês…

A deusa Ceres é a responsável pela fertilização da terra e pela produção de alimentos, tanto que a palavra cereal vem do seu nome. Essa deusa grega tinha uma filha e era louca por ela. Elas viviam felizes até que Hades, o deus do mundo subterrâneo, se apaixonou pela menina e foi falar com o pai dela, o poderoso Zeus.

Achando que seria bom casar sua filha com outro deus poderoso, Zeus armou um plano com Hades: colocou um lírio encantado onde a menina colhia flores e ao cheirar esse lírio ela caiu num sono profundo, então Hades veio com sua carruagem fantástica puxada por corcéis negros e a levou para o seu reino.

As personagens da nossa história representadas em estátuas gregas: Ceres, Hades, Perséfone e Zeus.

Ceres, que andava cuidando de fertilizar os campos, quando deu falta da filha começou a procurar por todos os cantos. Não encontrando ela se deprimiu. A lenda diz que essa deusa era bem dramática e deprimida ela parou de cuidar da aparência, vestiu luto, começou a chorar e parou de fazer seu trabalho de fertilizar a terra.

Então os campos pararam de dar frutos e os animais pararam de se reproduzir e a fome se abateu sobre a terra. Zeus quando viu que a humanidade passava fome foi falar com Ceres e ela lhe disse que não se importava. Acontece que os deuses do Olimpo não podem existir sem a humanidade, por isso Zeus disse que ela não podia matar os homens todos de fome. Como ela não abriu mão se não visse a filha, Zeus foi falar com Hades que a essa altura já tinha feito da filha de Ceres sua rainha, Perséfone era o nome dela agora, e ela já havia comido uma romã no reino de Hades, e quem se alimenta no reino de Hades só pode sair de lá para passear. Mas o poderoso Hades também sabia que sem a humanidade os deuses do Olimpo deixariam de existir, então concordou que sua amada Perséfone visitasse a mãe durante seis meses por ano.

Hoje é o dia do equinócio de setembro, o dia e a noite tem a mesma duração, é o dia que Perséfone vem visitar sua mãe Ceres. Ceres fica feliz e enche a terra de flores que depois vão virar frutos.

Linda a lenda, né?

Uma linda primavera para todos. Que o novo ciclo da vida nos inspire e nos transforme.

Beijo,

Li