Daqui Dali

Um pouco do mundo, um mundo de coisas. Da vida, da sua e da minha. DAQUI E DALI.

17 jan 17 01:10
Eliana

Sejam bem-vindos!

Tudo o que interessa ou ainda vai interessar.
Novidades, notícias, gostos, grandes assuntos, pequenos detalhes.
Um pouco do mundo, um mundo de coisas. Da vida, da sua e da minha. DAQUI E DALI.

bjobjo,

Eliana

16 jan 17 10:27 Japonês usa elementos do cotidiano para criar as cenas em miniatura que ele divulga diariamente

 

O que uma partitura musical, uma esponja de cozinha e um pneu têm em comum? Calma, esse não é o começo de nenhuma piadinha (rsrsrs). É que esses e muitos outros objetos são o ponto de partida do trabalho de Tatsuya Tanaka, um fotógrafo e diretor de arte japonês que, há cinco anos, cria universos em miniatura usando como cenários elementos do cotidiano em tamanho real.

 

 

“Brócolis e salsa podem às vezes parecer uma floresta, ou as folhas das árvores que flutuam na superfície da água podem lembrar pequenas embarcações”, explica em seu site oficial. “Eu quis pegar este modo de pensar e expressá-lo através das fotografias”, fala na mesma página.

 

 

Como se isso não fosse interessante o suficiente, Tanaka ainda se propõe a criar e divulgar diariamente suas obras, em formato de calendário (como já mostrei por aqui). O trabalho, no entanto, é tão divertido e cheio de imaginação que vale ser mostrado novamente – ainda mais que calendários têm tudo a ver com começo de ano, não é?

 

 

Se você quiser acompanhar dia a dia as fotos de Tatsuya Tanaka, pode integrar os quase 600 mil seguidores que seu perfil tem no Instagram ou acessar seu site oficial.

 

 

15 jan 17 10:10 Painel de rua surpreende fumantes ao tossir por conta da fumaça do cigarro

 

Você sabia que o tabagismo é visto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das grandes causas de mortes evitáveis e que todos os anos mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por conta do cigarro?

 

 

Para discutir esse vício, uma campanha em Estocolmo, na Suécia, decidiu usar um método inusitado: a instalação de um painel aparentemente comum. É só passar alguém fumando perto da propaganda, no entanto, para o modelo surpreender os pedestres e começar a tossir.

 

Isso é possível por conta dos detectores de fumaça acoplados no sistema, que logo ganhou a internet. Um vídeo que mostra seu funcionamento já foi assistido quase 400 mil vezes (para conferir, clique aqui)!

 

 

O anúncio, produzido por uma cadeia de farmácias, impulsionou as mais diversas reações – das favoráveis às que consideram a ideia um pouco agressiva demais com os fumantes. E você, acha a ideia válida para combater o vício?

 

14 jan 17 11:02 Artista finlandês faz incríveis pinturas com luz

 

“A escuridão é a tela e a luz é o meu pincel”, diz o artista Hannu Huhtamo sobre o seu trabalho. E, apesar dessa parecer uma descrição poética e abstrata, ela define muito bem o que esse finlandês faz.

 

 

Especializado em light painting (ou pintura com luz), ele usa uma infinidade de objetos luminosos para produzir formas que oscilam entre o futurista e a fantasia. “Com a luz posso criar novos mundos na escuridão”.

 

 

Grande parte da paixão de Huhtamo por essa técnica tem a ver com o país onde vive. Ele explica que, por conta da chamada noite polar, a Finlândia embarca em 50 dias sem a luz do sol. “Para um artista de light painting isso é muito bom”, fala.

 

 

O profissional conta utilizar a técnica de fotografia de longa exposição para chegar ao resultado deslumbrante que almeja. “O tempo de exposição pode variar entre segundos e horas. E a ideia é usar fontes de luz como pincéis e lápis”, fala.

 

 

Quer saber mais sobre o seu trabalho? Clique e assista ao vídeo abaixo (É possível acionar as legendas automáticas do YouTube):

 

 

13 jan 17 10:16 Projeto faz obras de arte ganharem movimento

 

Que tal embarcar no fim de semana com um clima de redescoberta? É isso que propõe o “Living Art Project”, do egípcio Marwan Medhat. Fã do trabalho de Vincent Van Gogh, o designer decidiu imaginar como seriam os quadros do pintor holandês ao ganhar o movimento que suas vigorosas pinceladas sugerem.

 

Medha não detalha o processo com o qual transforma as pinturas em GIFs. Ainda assim, é interessante e quase hipnótico acompanhar o resultado. “Depois de colocar um pouco de vida nas pinturas, é como se você pudesse vivenciá-las novamente”, explicou ao site Bored Panda.

 

Veja alguns de seus trabalhos:

 

A Noite Estrelada (1889)

 

 

Campo de Trigo com Ciprestes (1889)

 

 

Retrato de Eugene Boch (1888)

 

 

Muito interessante, não é? Na página do Facebook do “Living Art Project” é possível ver a transformação da obra de outros artistas. É só clicar.

 

12 jan 17 11:18 Médico “opera” brinquedo de garotinho que havia acabado de passar por cirurgia

 

Um pouco de sensibilidade pode deixar momentos difíceis muito mais leves – principalmente quando quem está passando pela adversidade é uma criança. E uma história que traduz exatamente isso fez sucesso nas redes sociais, na imprensa internacional e até por aqui.

 

Tudo começou quando a página no Facebook do Hospital Infantil de Wisconsin, nos Estados Unidos, publicou uma imagem de um médico fazendo uma “cirurgia” em Mike Wazowski, personagem do filme de animação “Monstros S.A.”.

 

 

É que depois de operar o pequeno Ryan Jansen, o Dr. Travis Groth percebeu a relação do garotinho com seu brinquedo – que de tão querido e requisitado já apresentava um rasgo – e decidiu suturar o monstrinho. “Quando acordou (da anestesia), Ryan viu que seu melhor amigo também havia sido suturado e tinha bandagens em torno dele, então ele sentiu como se os dois estivessem na mesma página”, disse Tony Jasen, pai do menino em entrevista à TV norte-americana.

 

Muito mais do que uma gentileza, para o Dr. Groth, incluir os brinquedos nesse momento, que causa medo e ansiedade nos pequenos, pode ser de grande ajuda. “Ao ver que seus brinquedos passaram por um procedimento também, eu acho que isso os anima“, explicou. No caso de Ryan, a estratégia deu mais do que certo: tanto ele quando Mike Wazowski se recuperaram bem e já receberam alta. Adoro!