Com passos simples, você tem uma pele revigorada/ Thinkstock
Beleza Maquiagem

Xô, cansaço: aprenda a fazer um make para neutralizar a aparência desgastada

Sentir-se bonita é fundamental. Afinal, uma autoestima elevada influencia na sensação de bem-estar e de que você pode ter tudo o que quiser. Mas como conquistar esse sentimento quando você acorda com aquele ar cansado, que com frequência deixa o rosto inchado e as olheiras mais aparentes? A maquiagem existe justamente para ajudar você nessas ocasiões. Pensando nisso, consultamos a beauty artist Ana Paula Basílio, que indica um passo a passo perfeito para neutralizar o aspecto desgastado. Veja a seguir.

ANTES DE TUDO: PREPARE A PELE

Toda maquiagem começa com a limpeza da pele. “Use água termal ou um leite de colônia para uma higienização mais suave”, recomenda Ana Paula. Se sua pele for seca e precisar de hidratação, a aplicação de um primer, produto que prepara a cútis, pode ser uma boa opção.

Caso o rosto esteja muito inchado, você pode aplicar compressas frias por cerca de meia hora. Mas, se não tiver esse tempo, uma ideia é utilizar produtos específicos: “Hoje há os que ajudam a diminuir o inchaço, eliminar o cansaço embaixo dos olhos e recuperar o viço dos lábios”, conta Ana. Vale avaliar com sua dermatologista a melhor opção para você.

Corretivo deve ser do exato tom da pele/ Thinkstock
Corretivo deve ser do exato tom da pele/ Thinkstock

PASSO 1: CORRIGIR

“O essencial para disfarçar um rosto cansado é o corretivo, especialmente para fazer uma boa base na área dos olhos”, explica Ana Paula. Ela aconselha aplicar um produto na região começando pelo canto interno dos olhos, sem esquecer da pálpebra superior. Depois, é só espalhar o creme para o resto do rosto.

Para escolher a cor, uma dica: o tom deve ser exatamente o da sua pele. Contudo, se suas olheiras forem muito escuras, o ideal é aplicar dois tipos de corretivo: primeiro um mais escuro, para neutralizar; depois um da cor da pele.

PASSO 2: A BASE

Após o corretivo, aplique uma base em todo o rosto, unindo o produto com a camada de corretivo. “Se sua base tiver uma textura matte, não precisa de pó. Caso contrário, vale a aplicação”, diz Ana Paula. Por fim, passe um blush na zona das bochechas. “O blush traz luminosidade, quebra a palidez e ajuda a revigorar o rosto cansado.”

Blush ajuda a iluminar o rosto cansado/ Thinkstock
Blush ajuda a iluminar o rosto cansado/ Thinkstock

PASSO 3: OS OLHOS

Destacar o olhar é outro artifício para driblar o desgaste da expressão. Para um look simples, do dia a dia, só um rímel já cumpre esse papel, sugere a beauty artist. Mas se a ideia é caprichar mais um pouco, Ana ensina: “Você pode fazer um esfumado mais suave com a sombra. Escolha, então, um tom escuro para a linha superior e inferior dos cílios, o que ajuda a marcar o olhar”.

Se vai encarar um happy hour depois do trabalho ou quer turbinar o make rotineiro, é só refazer a pele e intensificar o contorno dos olhos, marcando a raiz dos cílios com lápis.

Rímel abre o olhar/ Thinkstock
Rímel abre o olhar/ Thinkstock

PASSO 4: LÁBIOS

“O batom é uma opção muito particular, que deve ser pautada por gosto pessoal. Pode ser mais forte ou, se os olhos estão esfumados, mais suave, só com cor de boca ou nude“, fala Ana Paula. Um gloss é outra sugestão que proporciona suavidade e uma aparência mais revigorada.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que esmalte é o seu queridinho da estação?

Carregando ... Carregando ...