g-stockstudio/iStock
Beleza Beleza

Todas as dicas para manter os pés bonitos e bem-cuidados neste verão

Verão é tempo de pés à mostra em lindas sandálias ou no chinelinho confortável da praia, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que eles estejam bonitos e saudáveis. Descubra o que você deve fazer para desfilar com eles incríveis durante toda a estação.

+ MAQUIAGEM LILÁS É HIT ENTRE AS FAMOSAS! DESCUBRA COMO APOSTAR

+ FIOS DANIFICADOS? SAIBA COMO FORTALECER E RECUPERAR A BELEZA DOS CABELOS

+ PARA O VERÃO! QUATRO TENDÊNCIAS VERSÁTEIS QUE VÃO DO TRABALHO AO HAPPY HOUR

“No calor, as pessoas usam mais sandálias, chinelos e rasteirinhas. O pé fica mais exposto e propenso a rachaduras, fungos e bactérias. Então é importante tomar alguns cuidados, que são simples, mas muito eficientes”, explica a podóloga Lucinéia Saito, da clínica Spés Podologia.

Cuidado na hora da compra

Sandálias não devem deixar parte do calcanhar para fora ou ficar com tiras largas demais. Foto: KristinaJovanovic/iStock

Muita gente acaba investindo em novos pares com a mudança de estação, e é essencial ficar de olho em alguns detalhes para ter certeza de que essa será uma boa compra. “O ideal é que a pessoa compre no fim do dia porque está com o pé mais inchado, então não corre o risco de ele ficar apertado depois. Também é importante que a numeração seja a correta, que não ‘sobre’ o calcanhar para fora. Outra dica é se certificar de que as tiras estão confortáveis. Se estiverem soltas ou apertadas, vão machucar”, indica.

Reveze seus calçados

Você usa sempre a mesma sandália ou tênis? Então saiba que essa pode não ser a melhor alternativa para a saúde dos seus pés. “É preciso intercalar o tipo de calçado para mudar os pontos de pressão no pé. Se hoje está de rasteirinha, amanhã deve colocar um saltinho, por exemplo”, orienta.

Hidrate!

Pés devem ser hidratados diariamente. Foto: FotoDuets/iStock

É muito comum acabar negligenciando os pés nos cuidados diários, mas ele precisa da mesma atenção que o restante do seu corpo. “O ideal é fazer uma boa hidratação toda noite, antes de dormir, com cremes específicos para os pés. Não adianta usar um hidratante corporal, e a esfoliação deve ser feita de duas a três vezes por semana. Nós também orientamos a fazer escalda-pés sempre que eles estiverem inchados e cansados”, esclarece Janete Azevedo, também da Spés.

Os pés estão ressecados e rachando? As especialistas recomendam que você não faça uso da lixa para minimizar as rachaduras, já que isso pode ter o efeito contrário. O melhor é buscar ajuda profissional para um tratamento mais completo.

Outros cuidados importantes para evitar problemas:

Evite caminhar o dia todo com os pés descalços. Foto: fotomania_17/iStock

– Evite tomar banho em vestiários com os pés diretamente no chão.

– Use spray antisséptico nos pés todas as manhãs para reduzir a transpiração.

– Mantenha as unhas cortadas corretamente (retas, nem muito curtas e nem compridas).

– Não caminhe descalça na praia. A areia quente pode queimar os pés e, além disso, há maior risco de pegar fungos e bactérias.

– Se ficar muito tempo com chinelos de dedos, é importante fazer um alongamento nos pés. Como eles escorregam com a transpiração, a pessoa fica com os dedos em formato de garra para segurá-los.

– Não use meias de seda e meias sintéticas, porque elas fazem com que os pés transpirem mais e não absorvem essa transpiração.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...