SvetlanaFedoseeva/iStock
Beleza Cabelos

Sete respostas para as perguntas mais frequentes sobre cabelos

Quem nunca ficou com alguma dúvida que terminou sem resposta? Apesar de apostar em cuidados diários, nem sempre os cabelos respondem como você gostaria, e a culpa pode estar exatamente nos mitos e equívocos que ficaram sem solução. Descubra sete questões frequentes e a verdade para cada uma.

+ Seis lindas tendências de casamento para inspirar o seu grande dia

+ Dicas práticas te ajudam a acertar nas sobreposições para o trabalho

+ Quatro maneiras de modernizar os longos sem perder nada no comprimento

É possível fazer o cabelo crescer mais rápido?

Única solução para os fios cresceram são as vitaminas. Foto: thinkstock
Única solução para os fios cresceram são as vitaminas. Foto: thinkstock

Muitas mulheres investem em produtos e até hábitos que prometem fazer com que as madeixas cresçam mais depressa, mas a verdade é que nem tudo funciona. “O ideal é apostar em vitaminas como biotina, cobre, zinco e ferro, porque os xampus e produtos externos não vão favorecer. É importante que o complexo vitamínico não possua vitamina A, porque ela em excesso gera queda de cabelo. Com essa medida, você pode dobrar o crescimento natural, que é de cerca de um centímetro”, explica o dermatologista e tricologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Tenho cabelos muito finos, tem como aumentar a quantidade ou engrossar?

Fios muito finos podem causar muita insegurança, principalmente quando chegam a mostrar parte do couro cabeludo. A solução? Boa alimentação e suplementação: “Você pode tomar as vitaminas que favorecem o desenvolvimento dos cabelos, que vão engrossar o que você tem, mas não mudar a sua anatomia. Quem tem esse tipo de fio por fator genético nunca terá ele cheio e volumoso, mas dá para ficar mais grosso”.

Meu cabelo pode cair por procedimentos químicos?

Coloração não costuma gerar corte químico. Foto: Thinkstock
Coloração não costuma gerar corte químico. Foto: Thinkstock

Você provavelmente já ouviu que alguém perdeu os fios ao tentar fazer algum procedimento químico, algo que pode ser considerado parcialmente verdade. “O cabelo geralmente tem uma quebra por conta dos procedimentos, que é chamado de corte químico, mas raramente uma queda em si. Os maiores responsáveis são os alisamentos, porque as tinturas e descolorações não são potentes para chegar a esse nível”, conta.

Posso pintar e alisar o cabelo no mesmo dia?

Mesmo que o cabeleireiro te diga que é seguro fazer os dois processos é melhor ficar alerta. “Não é recomendado de maneira alguma, porque são duas agressões que tornam praticamente pedir por um corte químico. O melhor é fazer com duas semanas de pausa, assim você hidrata e cuida melhor desse cabelo na semana de intervalo para depois fazer o outro”, indica.

Usar finalizadores com frequência prejudica meus cabelos?

Finalizadores não dão queda. Foto: fizkes/iStock
Finalizadores não dão queda. Foto: fizkes/iStock

Se você já ouviu dizer que estilizar demais é um problema, pode ficar tranquila, não existe relação com a queda. “A pomada pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo, o que vai gerar dermatite seborreica e coceira, mas dificilmente queda. O gel sem álcool está liberado, assim como os finalizadores para as pontas, que até evitam a quebra dos fios”, revela.

Posso usar secador todos os dias?

O frio do inverno faz com que muita gente use o secador praticamente todos os dias, o que não é um problema se você tomar os cuidados certos. “Pode usar, mas sempre respeitando 20 centímetros de distância para não cozinhar esse cabelo. Os protetores térmicos também ajudam, e é preciso hidratar. Já a chapinha deve ser de uso esporádico, porque realmente queima muito”, esclarece.

O que devo usar para hidratar os fios? E de quanto em quanto tempo?

Hidratar é essencial para manter a força e a beleza das suas madeixas, então não deixe de investir nesse passo: “podemos tanto usar as máscaras caseiras, como a mistura de óleo de amêndoas com abacate ou iogurte com mel, quando os produtos prontos, que tem a vantagem de já terem sido testados para essa finalidade – ambos são eficientes. Um bom período é uma vez por semana. Também vale lembrar que a reconstrução (como chamada no salão) nada mais é do que uma hidratação mais potente, porque o cabelo é proteína e uma vez destruído não pode ser reconstruído”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual assunto você mais gosta de ver na newsletter do DaquiDali?

Carregando ... Carregando ...