javi_indy/iStock
Beleza Cabelos

Seis mitos e verdades dos cabelos cacheados para acabar com as dúvidas

Cabelos lindos e saudáveis pedem bons cuidados. No entanto, são tantos os mitos espalhados por aí que às vezes é difícil saber o que você realmente deveria fazer. Não sabe o que é verdade sobre os seus cachos? Para te ajudar, o DaquiDali esclarece as questões mais comuns.

+ APRENDA RECEITAS DE MÁSCARAS FACIAIS CASEIRAS COM AS FLORES E FRUTAS DA ESTAÇÃO

+ TENDÊNCIA! INSPIRE-SE EM QUATRO CABELOS DAS PERSONAGENS DA NOVELA “TEMPO DE AMAR”

+ NO ESCRITÓRIO: QUATRO EMERGÊNCIAS DE BELEZA QUE VOCÊ PODE RESOLVER COM TRUQUES RÁPIDOS

Cabelos cacheados são mais ressecados

Cabelo cacheado tende a ter menos hidratação natural. Foto: javi_indy

Verdade. “A própria estrutura dos fios impede que a proteção natural do couro cabeludo chegue até as pontas, então precisamos de mais hidratação mecânica para compensar – principalmente através do uso de óleos e máscaras no dia a dia”, explica a hairstylist Neiva Pena, especialista em cabelos cacheados.

Devo lavar todos os dias

Mito. Muitas cacheadas acabam lavando as madeixas todos os dias para reativar os cachos, que tendem a perder um pouco a forma durante o sono. O hábito, no entanto, não é dos melhores. “A lavagem deve acontecer apenas quando tiver necessidade, e o melhor seria não fazer todos os dias porque lavar resseca e fragiliza. Se você precisar mesmo lavar por causa de oleosidade excessiva na raiz, o melhor é usar em um dia o xampu para cabelos cacheados e no outro as técnicas de cowash ou no-poo. Já para quem lava apenas para reativar os cachos, o melhor são os produtos chamados de day after:  no dia seguinte ao de lavar, você aplica rapidamente para conseguir reestruturar a forma e ter um resultado muito bonito”, indica.

Não devo pentear meus cabelos secos

Cacheados e crespos devem ser desembaraçados úmidos. Foto: Antonio_Diaz/iStock

Verdade. Desembaraçar pode ser um processo bem agressivo para os cacheados, então o melhor mesmo é tentar diminuir os danos ao máximo. “O melhor é pentear úmido e sempre com um pente ou escova de dentes e cerdas bem espaçados. Quando os cacheados e crespos estão secos, eles podem quebrar e ficar com aspecto de muito frizz e pouca forma”, esclarece.

Trocar a máscara pelo condicionador é melhor para o cabelo

Mito. Pensando em aposentar o condicionador e investir apenas na máscara? Pois saiba que geralmente um produto não exclui o outro, e que a troca pode ter efeitos negativos na estética dos fios. “Existem máscaras condicionantes que podem ser usadas sozinhas, mas as demais precisam da finalização com o condicionador porque elas não conseguem dar emoliência ao cabelo”, conta.

Cabelos cacheados crescem menos que os demais

Cabelos crespos crescem tanto quanto os lisos. Foto: LuminaStock/iStock

Mito. É comum achar que os crespos e cacheados não crescem tanto quanto os demais, mas, acredite, isso não é verdade. “Eles crescem tanto quanto, mas você demora mais para ver esse crescimento por conta da forma enrolada. Se você está há muito tempo com o mesmo comprimento, o problema pode ser fragilidade. É bem comum que esses fios quebrem nas pontas e que fiquem sempre na mesma altura quando estão muito fracos, então precisa mudar a rotina de cuidados para fortalecê-los e, se for o caso, até tomar vitaminas para os cabelos”, aponta.

Quanto mais creme, mais domados os fios

Parcialmente verdade. “O produto precisa ser adequado, mas não em grande quantidade, o que só vai pesar no seu cabelo. Claro que quanto mais cacheado mais produto vai para ficar definido e sem frizz, mas precisa sentir se não está em excesso. O que eu aconselho é que, depois de aplicar, você faça o movimento de amassar com as mãos com uma toalha de papel, assim você dá forma para os cachos e ainda retira qualquer possível excesso”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que esmalte é o seu queridinho da estação?

Carregando ... Carregando ...