JohanJK/iStock
Beleza Maquiagem

Seis erros com o batom que prejudicam a beleza e a durabilidade

O batom é um dos produtos mais utilizados de maquiagem, mas a frequência não significa que ele esteja totalmente livre de erros. Da falta de preparo dos lábios à maneira de finalizar o produto, alguns equívocos atrapalham não só o visual, como também a durabilidade. Descubra já.

+ Cinco motivos pelos quais a sua maquiagem não dura no verão

+ Peças com babados são tendência para o verão! Veja dicas para usar

+ Rodrigo Cintra revela cabelos das famosas que são tendência para o verão

Não preparar os lábios

Reserve um tempo na rotina para hidratar os lábios. Foto: utkamandarinka/IStock
Reserve um tempo na rotina para hidratar os lábios. Foto: utkamandarinka/IStock

“A preparação dos lábios para o batom não é uma tarefa complicada, mais difícil é mantê-los sempre hidratados para que a aparência fique bonita e a aderência do produto seja maior. O que indico é que você use um produto hidratante diariamente. Também é importante fazer a esfoliação semanal das células mortas que se concentram na área. Uma misturinha caseira de fubá com mel dá conta do recado ou um produto específico que é encontrado facilmente em várias marcas de beleza. Essa etapa vai evitar aquelas peles sobressalentes que ficam na boca e que ao passar batom se tornam ainda mais evidentes, muito mais quando é uma cor escura”, explica a maquiadora Renata Almeida.

Aplicar o lápis apenas no contorno

“O contorno com o lápis é uma excelente maneira de deixar os lábios bem delimitados e desenhados, além de ajudar a equilibrar o formato e tamanho de quem tem muita diferença entre os lados da boca, levando o contorno um pouco além da medida, mas com muito cuidado para não deixar marcado demais”, esclarece. Para aumentar a durabilidade do seu batom, prefira usar em todo o lábio.

Não ficar atenta à textura

No geral, você pode usar a textura que achar mais bacana, no entanto, a condição dos lábios diz muito sobre a escolha. “O batom matte tem duração maior em relação aos outros acabamentos, em qualquer tipo de pele. Mas para as mulheres que têm lábios secos é preciso criar uma rotina de hidratação para deixar o acabamento bonito e cômodo. Se não conseguir, é melhor optar por batons semimatte ou cremosos, que são tradicionais e adicionam cor e hidratação”, indica.

Textura matte é indicada para lábios hidratados. Foto: korabkova/iStock
Textura matte é indicada para lábios hidratados. Foto: korabkova/iStock

Exagerar na quantidade de produto

Você já aplicou um batom líquido que pouco depois ficou pesado e craquelando? A culpa geralmente é do excesso de camadas. “Isso prejudica, porque normalmente esse tipo de produto é bastante pigmentado e precisa de apenas uma camada. Ao aplicar, é necessário ser certeira, sem demorar a preencher toda a boca, pois seca rápido. Já os matte em bastão não costumam craquelar, mas nunca é indicado passar muitas vezes, assim você evita o risco de sujar os dentes, a roupa ou a pele ao menor contato”, elucida.

Aplicar gloss em todo o lábio

O gloss voltou a ser tendência, e é uma das apostas mais fortes do verão. No entanto, muito cuidado para não exagerar na dose: “Ele está com tudo, mas precisa ter cautela para não deixar a boca com aparência oleosa. Ele serve para dar um leve toque molhado e um brilho especial aos lábios. Para quem quer criar a impressão de mais volume, a dica e aplicar uma pequena quantidade no centro”.

Não fazer a limpeza final

Terminou de aplicar o seu batom? A especialista sugere sempre colocar um lenço entre os lábios e pressionar para tirar todo o excesso, além de limpar os cantinhos para tirar possíveis borrados. “Se perceber que ainda ficou cor ao limpar o borradinho, passe um pouco de corretivo com um pincel fino e firme em torno da boca. Além de servir como uma borracha, ele vai criar impressão de lábios mais sobressaídos, deixando a boca bonita e desenhada”, completa.

Enquetes

enquete

Que delícia junina te faz esquecer a dieta?

Carregando ... Carregando ...