A queda de cabelo costuma se acentuar no período outonal/ Thinkstock
Beleza Cabelos

Queda de cabelo: saiba por que aumenta no outono e veja cortes que disfarçam

A temporada à beira da piscina e sobre a areia da praia vai indo embora pouco a pouco – e com ela vão-se os fios de cabelo. Você já deve ter percebido que, após o verão, é comum encontrar mais tufos das suas madeixas nas escovas, sobre o travesseiro e no ralo da pia. E, de acordo com Bruna Duque Estrada, dermatologista coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa queda tem fundamento científico: “O fenômeno é comum no outono e uma de suas causas seria o excesso de exposição do cabelo aos raios ultravioleta“.

+ Guia da maquiagem corretiva! Saiba afinar o rosto, aumentar lábios e cobrir manchas

+ Cinco dicas para recuperar as sobrancelhas que foram retiradas em excesso

+ Adeus, pés de galinha! Saiba prevenir, atenuar e acabar com essas rugas

Ainda segundo a especialista, os raios causam danos não só aos fios, mas também ao couro cabeludo, o que se agrava em pessoas que já demonstram quadros de calvície. “A primavera é outra estação em que se vê muita queda de cabelo. É como acontece com os mamíferos em geral: um desprendimento de pelos depois do período de hibernação“, diz Bruna.

Para quem sofre com o problema, aí vai uma má notícia: a dermatologista explica que não há tratamento específico para esse tipo de queda capilar. Para ela, o melhor é investir na prevenção: “É difícil proteger os fios com produtos como filtro solar ou leave-in, então opte por um chapéu de aba grande, capaz de proteger o cabelo e o couro cabeludo”. Por fim, Bruna manda um alerta especial para as loiras: “Os fios claros precisam de ainda mais proteção, pois sofrem mais danos que os escuros”.

Katy Perry aderiu ao curto Reprodução: Instagram @katyperry
Katy Perry aderiu ao curto Reprodução: Instagram @katyperry

Cuidado certo

Se a queda outonal de cabelo pegou você de jeito, não se desespere. De acordo com o hair stylist Sylvio Rezende, o primeiro passo para recuperar os fios é manter o couro cabeludo saudável: “Evite oleosidade e excesso de produtos como condicionadores e leave-in na raiz do cabelo. Outra dica importante é secar os fios se for lavar a cabeça à noite. Isso porque deixar o couro cabeludo molhado ajuda a criar fungos e bactérias“.

O especialista recomenda, ainda, o uso de produtos mais naturais para o tratamento do cabelo, como a babosa. “Ela desintoxica o couro cabeludo, fazendo o bulbo voltar a produzir cabelo”, explica.

Para disfarçar

Cabelo mais ralo precisa do corte certo, que ajude a disfarçar a queda e dê sensação de volume. Nesse caso, segundo o hair stylist, o curto é a melhor pedida: “Esse comprimento cria mais movimento e volume. Os longos dão a impressão de que o cabelo é ainda mais ralo“. O pixie, corte de famosas como a jornalista Gloria Vanique, também são indicados para disfarçar a calvície.

Os desfiados e em camadas são outras opções para atenuar a impressão de cabelo ralo. Sylvio fala: “Corte sempre repicando em ângulos de 180 graus, que é uma técnica que cria volume. Mas fuja da navalha: ela descarta muito cabelo“.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual assunto você mais gosta de ver na newsletter do DaquiDali?

Carregando ... Carregando ...