JohanJK/iStock
Beleza Beleza

Quatro inimigos da beleza da sua pele no verão e como se livrar deles

Você sente que o rosto fica mais oleoso ou acaba sofrendo com a vermelhidão toda vez que toma sol? Estes são apenas alguns dos transtornos comuns do verão, que te impedem de ter um visual bacana e bem-cuidado. Saiba como combater os principais inimigos da beleza da pele na estação.

+ MAQUIAGEM LILÁS É HIT ENTRE AS FAMOSAS! DESCUBRA COMO APOSTAR

+ CINCO DICAS PARA UMA RELAÇÃO MAIS QUENTE INSPIRADAS EM “CINQUENTA TONS”

+ FIOS DANIFICADOS? SAIBA COMO FORTALECER E RECUPERAR A BELEZA DOS CABELOS

Aumento da oleosidade

Lave o rosto duas vezes ao dia com sabonete para pele oleosa. Foto: Thinkstock

O que mais te incomoda é a oleosidade? Este é um problema recorrente da temporada de calor, e precisa das estratégias certas para ser combatido. “O aumento da oleosidade acontece por conta do calor, que estimula as glândulas sebáceas, e do sol, porque ele inicialmente resseca a pele para depois provocar um efeito rebote. Os principais cuidados para superar são usar o sabonete adequado para pele oleosa, não lavar mais do que três vezes ao dia, porque isso também aumenta ao invés de diminuir, e usar sempre a água fria. Os produtos todos precisam ser adequados para pele oleosa, inclusive o protetor solar, e você tem que remover sempre muito bem a maquiagem à noite para não ter nenhuma obstrução dos poros”, explica a dermatologista Paula Chicralla.

Vermelhidão

A vermelhidão que vem depois de um final de semana de sol é muito mais do que um incômodo, ela é um aviso da pele de que você se comportou da maneira errada. “Isso acontece porque você não usou o protetor solar ou não utilizou corretamente, em boa quantidade e reaplicando a cada duas horas. O que deixa vermelho é a radiação ultravioleta B, que é responsável pelo câncer de pele, e isso é uma queimadura de primeiro grau. Se ficou assim, a dica é hidratar bastante essa pele para que ela não manche e se recupere mais rápido. Tome banho cuidadosamente, porque costuma arder bastante com água quente ou se esfregar muito, e faça uso de spray de água termal ou produtos que tenham ativos calmantes, que vão ajudar a aliviar bastante”, esclarece.

Pele descamando

Hidratação ajuda a disfarçar a pele soltando e evita manchas. Foto: zest_marina/iStock

A pele fica descamando em regiões como o nariz e até ombros? Então contenha a vontade de puxar. “Não é recomendado porque se você tirar um pedaço maior da pele aumentam muito as chances de acabar com uma mancha. Borrifar chá de camomila gelado é ótimo, além de hidratar muito bem essa pele para que disfarce até que ela caia sozinha. Evite também usar esfoliantes, porque eles podem machucar ainda mais”, aponta.

Micoses

Você provavelmente já ouviu falar do chamado bicho geográfico, uma condição que é comum após visitas à praia, especialmente se você tem o costume de andar descalça o tempo todo: “Ele é transmitido pelas fezes de animais, principalmente do cachorro, e fica andando debaixo da pele e deixando uma marca – um caminho por onde passou. Coça bastante, e se você notar estes dois sintomas é preciso ir ao médico para fazer o tratamento, que é simples e pode retirar a marca que foi deixada”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...