shumskaya/iStock
Beleza Beleza

Poros muito dilatados? Saiba como melhorar sua aparência e reduzir a oleosidade

Os poros dilatados e bem aparentes são uma realidade comum para quem tem pele oleosa – principalmente nas estações mais quentes do ano. E a verdade é que a maquiagem nem sempre dá conta de disfarçar esses detalhes que incomodam muita gente. Quer melhorar a aparência deles, mas não sabe como? O DaquiDali te ajuda.

+ INSPIRE-SE! RODRIGO CINTRA REVELA QUATRO TENDÊNCIAS PARA OS CABELOS NO VERÃO

+ TENDÊNCIA! INSPIRE-SE EM QUATRO CABELOS DAS PERSONAGENS DA NOVELA “TEMPO DE AMAR”

+ NO ESCRITÓRIO: QUATRO EMERGÊNCIAS DE BELEZA QUE VOCÊ PODE RESOLVER COM TRUQUES RÁPIDOS

Por que eles ficam abertos?

Antes de saber como tratar, é preciso entender o que de fato são esses poros e qual o motivo por trás dessa abertura. “O poro é uma saída da glândula sebácea, que é a produtora do sebo, parte do manto hidrolipídico que fica sobre a pele, como uma camada de proteção. Quando o sebo é produzido em uma quantidade muito grande, ele acaba dilatando essa saída, dando essa sensação de poros abertos”, explica o dermatologista Valcinir Bedin, mestre e doutor em medicina pela UNICAMP e Presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Controle da oleosidade

Esfoliação semanal ajuda no controle da oleosidade. Foto: Thinkstock

Apesar de não existirem produtos que fechem os poros – afinal, eles não têm musculatura para contrair –, é sim possível reduzi-los com a rotina certa de cuidados. “O controle da produção do sebo é o que faz mais diferença, não deixando a pele oleosa demais. Temos cremes e produtos estéticos que são o tratamento ideal. Uma vez por semana você deve usar um produto abrasivo, como um sabonete ou um creme esfoliante, que pode ser natural, com sementes de pêssego moídas ou açúcar cristal, ou sintético, com microesferas de polietileno. Aplique sobre a pele úmida com água fria, nunca com a quente, e limpe bem”, indica.

Limpar corretamente a pele é outro passo importante. Foto: Thinkstock

A limpeza diária é muito importante para ter um bom resultado, e frequência não é necessariamente sinônimo de eficiência. “Nós devemos limpar a pele duas vezes ao dia para que o corpo não pense que precisa repor o sebo que está faltando e gerar, assim, o efeito rebote. O ideal é usar um sabonete ou creme de limpeza para pele oleosa, enxaguar com água fria, vir com um tônico adstringente e finalizar com hidratante em gel ou em spray, nunca em creme, que é muito pesado”, esclarece.

Tratamentos

Quer algo mais poderoso? Alguns tratamentos também podem ajudar: “Todo procedimento que faça um peeling e tire as camadas mais superficiais da pele vai ser bom para reduzir esses poros, como dermoabrasão, os peelings mesmo e os lasers. Eles não são tão indicados agora, porque você precisa tomar bastante cuidado com filtro solar mesmo dentro de casa, pois a pele estará muito sensibilizada e poderá manchar. Para quem quer fazer, eles podem ser feitos uma vez por semestre, quando muito”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...