JohanJK/iStock
Beleza Beleza

Pele linda! Previna e recupere os danos causados pelos excessos de fim de ano

Com o feriado e as festas de fim de ano chegando, nada mais comum do que acabar cometendo alguns excessos, seja na alimentação, nas bebidas alcoólicas ou mesmo na falta de sono. E quando combinados, estes pequenos “pés na jaca” podem trazer uma série de transtornos à pele – da perda de viço às incômodas olheiras. Saiba o que fazer para passar pela temporada com o rosto impecável e se livrar dos efeitos colaterais que mais incomodam.

+ PASSO A PASSO: TRANSFORME O SEU TÊNIS BÁSICO EM UMA VERSÃO COM GLITTER

+ ATRAÇÃO EM FOCO! DESCUBRA AS CARACTERÍSTICAS MAIS SENSUAIS DE CADA SIGNO

+ CINCO DICAS PARA UMA RELAÇÃO MAIS QUENTE INSPIRADAS EM “CINQUENTA TONS”

“Todos os excessos, como o fumo, as bebidas e a alimentação irregular, geram toxinas para o nosso corpo, que vão envelhecer nossas células como um todo e deixar sinais visíveis no rosto. Para se recuperar, ela sofre gastando energia ao invés de poupar para reparação das demais células, e temos o malefício do envelhecimento precoce”, explica o dermatologista Adriano Almeida, professor de dermatologia e diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Aposte nos antioxidantes orais

Nutricosméticos previnem os danos por excessos, comuns nesta época do ano. Foto: puhhha/iStock

Já que esta época é cheia de festas e exageros, o melhor mesmo é optar pela prevenção e reposição – que te permitirão aproveitar sem tantos malefícios. “É interessante lembrar do uso dos antioxidantes orais, como as vitaminas C e E, a cúrcuma, o licopeno, o resveratrol e o silício, que estão disponíveis nos nutricosméticos. Eles devem fazer parte da sua rotina e é preciso de doses baixas, mas constantes. No geral, eles devem ser tomados uma vez ao dia antes das refeições. Como é um concentrado de vitaminas próprio para a pele, respeitando o índice diário de reposição – ou seja, sua necessidade diária natural –, só vai trazer benefícios e não tem contraindicação”, indica.

Uma mãozinha dos produtos tópicos

Cremes antioxidantes previnem o envelhecimento e recuperam o viço. Foto: shironosov/iStock

Antioxidantes também devem marcar presença de maneira tópica, já que também vão te ajudar a recuperar o viço que foi perdido. “Substâncias como a vitamina C e o ácido hialurônico são encontradas em forma de gel (para peles oleosas), creme (peles secas) ou sérum e vão ajudar bastante. Para as peles mais maduras, os principais veículos são os cremes nutritivos e os séruns. Estes produtos não são fotossensíveis e podem ser utilizados pela manhã, antes do protetor solar, e à noite, caso você não tenha muitos sinais de envelhecimento que peçam por ácidos mais potentes nesse período”, aponta.

Acabe com as olheiras

O seu problema são as bolsas nos olhos depois de noites de privação de sono? Calma, tem como melhorar rapidinho: “Tudo o que você coloca de frio faz uma vasoconstrição que diminui este inchaço, então você pode por uma bolsa de água gelada por alguns minutos assim que acordar. Depois podemos fazer uma drenagem. É só passar o seu creme de costume fazendo uma massagem, começando no canto, perto do nariz, e levando para fora com os dedos. Isso reduz bastante”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que problema da pele do rosto mais te incomoda?

Carregando ... Carregando ...