NeonShot/iStock
Beleza Maquiagem

Para arrasar! Seis regrinhas de ouro para um esfumado perfeito

Um olho bem esfumado vai muito além da escolha das cores perfeitas para o seu look, é preciso ficar atenta a cada passo para acertar em cheio e conseguir aquele resultado digno de profissional. Descubra seis regrinhas de ouro para acertar sempre e dar um “up” em sua rotina de maquiagem.

+ Dicas práticas te ajudam a acertar nas sobreposições para o trabalho

+ Quatro maneiras de modernizar os longos sem perder nada no comprimento

+ O que a posição de dormir diz sobre o seu relacionamento? Especialista explica

Crie uma base

Comece neutralizando a cor da pálpebra com corretivo ou sombra nude. Foto: Thinkstock
Comece neutralizando a cor da pálpebra com corretivo ou sombra nude. Foto: Thinkstock

Antes de começar de fato o seu esfumado é indispensável criar um fundo, que não só mantém a fidelidade da cor do seu produto, como também ajuda na fixação. “Ele tem que ter uma base, então o ideal é passar um corretivo sequinho em toda a pálpebra, ou uma sombra nude para sua pele e sem cintilância. Isso vai acabar com qualquer interferência de cor”, explica a maquiadora Ana Paula Basílio.

Tenha certeza do efeito que você quer

Não tem problema usar apenas uma cor de sombra para esfumar seus olhos, contanto que você tenha certeza do tipo de resultado que espera. “Você pode esfumar todo o côncavo e pálpebras sem graduação de tons, ou fazer mais escuro no canto externo e mais claro dentro, criando um degradê. Esse último te deixa com um visual mais profissional e bem acabado, completo. É indicado também seguir o melhor formato para os seus olhos – principalmente se for iniciante – para não acabar com erros drásticos”, indica. Aqui você encontra um guia com a maneira certa de aplicar para cada forma.

Garanta o pincel certo

Pincel certo é arredondado e fofo. Foto: Petardj/iStock
Pincel certo é arredondado e fofo. Foto: Petardj/iStock

Não adianta, quando o assunto é olhar bem feito é muito importante ter as ferramentas ideais: “O pincel certo para esfumar é essencial para você ter um bom resultado. Ele deve ser redondo e gordinho, ou mais diagonal, sempre muito fofinho e com várias cerdas para conseguir se movimentar bem e espalhar.  Se for mais durinho e fino vai ficar marcado”.

Acabe com as marcações

O maior erro ao esfumar é acabar com uma transição marcada entre os tons de sombra ou com excesso de produto, algo que pode ser evitado facilmente. “Quanto mais movimentos circulares você fizer com o pincel mais vai soltar essa sombra e deixar sem marcações, não basta apenas arrastar. Se ficou em excesso de produto em algum lugar pode pegar um pincel de pó ou de blush e aliviar com o movimento de vai e volta, e se borrar na lateral é só fazer a limpeza depois”, esclarece.

Esfume embaixo

Esfumar embaixo deixa o visual bem acabado. Foto: Valua Vitaly/Hemera
Esfumar embaixo deixa o visual bem acabado. Foto: Valua Vitaly/Hemera

Quer realmente um make com resultado profissional? Então nada de esquecer do esfumado embaixo. “Ele intensifica e destaca muito mais o olhar, deixa marcante. Para ele é indicado usar um pincel um pouco mais fino e firme, como o chanfrado, e você pode esfumar tanto a própria sombra quando o lápis. Lembre-se que os dois precisam se unir, então tem que levar até encontrar o de cima no canto externo dos olhos”, reforça.

Faça a limpeza

Depois de finalizar seu esfumado, é hora de limpar e dar aquele realce extra: “Você deve sempre fazer a limpeza ao redor dos olhos usando um pincel com sombra clarinha ou com iluminador para deixar bem acabado. Não use o mesmo que você esfumou para não manchar, mas pode ser o mesmo tipo”.

Enquetes

enquete

Que delícia junina te faz esquecer a dieta?

Carregando ... Carregando ...