CentralITAlliance/iStock
Beleza Cabelos

Mitos e verdades do xampu que você precisa conhecer para ter cabelos mais bonitos

O xampu é um produto praticamente diário, e pode ser considerado elemento-chave para ter seus cabelos bonitos e bem higienizados. No entanto, muitos mitos ainda atrapalham na hora de escolher o melhor tipo e deixar os fios mais saudáveis.

+ Seis dicas para transformar a moda em ferramenta de autoestima

+ Acontece com todas! Cinco situações machistas vividas pelas famosas

+ Stylist das famosas revela cinco peças que você deve eliminar do guarda-roupa

Xampu apenas limpa e o condicionador hidrata

Mito. De maneira geral, o xampu serve para a limpeza das madeixas, mas ele pode ir além. “Você pode ter xampus com ativos hidratantes e com outras propriedades de cuidados, então dá para ter outras funções além da limpante. Mas, geralmente, ele é próprio para aquelas propriedades descritas”, explica o dermatologista e tricologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo

Devo alternar meus xampus

Alternar entre dois xampus é a melhor maneira de evitar o frizz. Foto: BananaStock
Alternar entre dois xampus é a melhor maneira de evitar o frizz. Foto: BananaStock

Verdade. Mesmo que você encontre um bom produto, o ideal é não usá-lo em todas as lavagens. “Temos que alternar os xampus, porque cada um tem uma carga elétrica e o cabelo fica eletrizado e difícil de pentear, até com aquele frizz que te atrapalha. Alterne entre dois, porque mesmo que eles tenham a mesma finalidade, suas cargas e composições serão diferentes”, indica.

Devo usar o xampu duas vezes na mesma lavagem

Mito. Se você tem um bom produto, não é necessário aplicar mais de uma vez, um hábito que só te fará gastar mais. “Um bom xampu pode ser usado uma vez só, que é o suficiente para remover a sujidade e as impurezas, mais do que isso é exagero. Se você sente que o cabelo ainda parece oleoso e sujo com uma única aplicação pode até repetir, mas o ideal seria trocar, porque ele não está ideal para suas necessidades”, aponta.

Pessoas com cabelos oleosos devem usar antirresíduos

Todas as mulheres se beneficiam do antiresíduos, mas uso não pode ser frequente. Foto: ValuaVitaly/iStock
Todas as mulheres se beneficiam do antiresíduos, mas uso não pode ser frequente. Foto: ValuaVitaly/iStock

Mito. O antirresíduos pode ser bacana para qualquer mulher, no entanto, nada de cair no erro de usar em toda lavagem. “Ele não é de uso diário, e recomendamos fazer uso apenas uma vez por semana ou a cada 15 dias, porque resseca e além disso retira mais a tintura. O uso deve ser esporádico para remover melhor, já que as pessoas tendem a usar muitos produtos até mesmo para estilizar os fios”, esclarece.

Xampu sem sulfato é melhor que o comum

Verdade. Se as suas madeixas são normais ou ressecadas, o melhor mesmo é procurar as versões sem sulfato e sem sal. “O sulfato resseca um pouco cabelo, então é bom apenas para o cabelo oleoso. A maior parte das vezes o melhor é não utilizar, e a maioria dos produtos modernos já é livre de ambos”, aconselha.

Xampu a seco limpa os cabelos

Mito. O xampu a seco, ao contrário do que muita gente acredita, não promove a limpeza e deve ser usado apenas em caráter emergencial: “Ele nem deveria ser chamado de xampu, porque é unicamente adstringente, o mesmo que passar talco na cabeça como nossas avós faziam. Não deve ser usado com frequência, porque deixa resíduos no couro cabeludo e pode trazer problemas em longo prazo”.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...