g-stockstudio/iStock
Beleza Cabelos

Máscaras para o couro cabeludo deixam os fios lindos e bem cuidados. Faça a sua!

Hidratar os cabelos é um passo fundamental para mantê-los fortes, brilhantes e macios, no entanto, agora existe uma opção ainda mais poderosa para garantir todos esses efeitos: as máscaras para o couro cabeludo. Nutritivas e com diversas funções, elas tratam as madeixas desde a raiz e podem solucionar aqueles probleminhas que ninguém gosta, como o ressecamento, o excesso de oleosidade e até as caspas.

+ Seis truques com o corretivo que os maquiadores não dispensam

+ Domine os estilos beach e wet hair, tendências para os cabelos no verão

+ Treino de cinco minutos promete queimar até nove quilos para o Carnaval

“O couro cabeludo é o berço do cabelo, onde ele nasce e cresce, enquanto a haste é uma parte morta queratinizada, que tem pouca resposta aos tratamentos. O couro é realmente a parte viva e que responde bem, então é muito melhor trata-lo para ter um fio realmente saudável e bonito”, explica o dermatologista e tricologista Valcinir Bedin, pós-doutorado em educação e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.

As indicações

O mais bacana é que as máscaras, sejam naturais ou vendidas prontas, podem resolver uma série de dramas capilares com eficiência e de maneira muito prática. “Elas tem sempre intensões bastante precisas. Se o couro está descamando pode usar uma de esfoliação, para os ressecados podemos ir para as hidratantes e para os sensíveis, que doem e apresentam vermelhidão, os calmantes. Cada finalidade tem um principio ativo e o principal é identificar corretamente do que você precisa”, esclarece.

Como usar

O uso é bastante similar aos dos produtos de hidratação que você já conhece, como ensina o especialista: “Elas podem ser utilizadas uma vez por semana em regra geral, e ficam no couro cabeludo por cerca de 20 minutos, de preferência com uma touca térmica. Faça uma lavagem com água fria, limpando bem”.

Faça as suas!

Que tal botar a mão na massa e fazer suas próprias receitas? A esteticista Roseli Siqueira ensina diferentes opções.

Máscara para couro cabeludo oleoso

Babosa hidrata sem aumentar a oleosidade. Foto: Zoonar/j.wnuk
Babosa hidrata sem aumentar a oleosidade. Foto: Zoonar/j.wnuk

Ingredientes:

1 pedaço de babosa;
1 colher (sopa) de vinho branco;
1 xícara de chá de camomila bem concentrado.

Modo de preparo e uso: corte a babosa e tire toda a geleia de dentro. Lave os cabelos, retire o excesso de água e aplique fazendo pressão com a ponta dos dedos em movimentos circulares, como se estivesse soltando o couro cabeludo. Lave os cabelos com água corrente. Misture o chá com o vinho e aplique com a ajuda de um pincel para penetrar bem no couro. Deixe agir por 15 minutos e lave com água corrente.

Máscara para couro cabeludo sensível

Ingredientes:

1 ½ xícara de chá de melissa;
1 colher (sopa) de amido de milho;
1 colher (sopa) de óleo de gergelim.

Modo de preparo e uso: coloque o chá, o amido de milho e o óleo em uma panela no fogo. Mexa bem até engrossar. Coloque em um prato para esfriar e aplique no couro cabeludo com a ajuda de um pincel. Enrole com uma toalha quente e deixe agir até que ela esfrie. Lave os cabelos como de costume.

Dica: também pode ser utilizada no cabelo oleoso para equilibrar o pH. Intercale, fazendo duas semanas a própria para o couro cabeludo oleoso e uma a de sensibilidade.

Máscara nutritiva

Abacate é extremamente nutritivo. Foto: LarisaBlinova/iStock
Abacate é extremamente nutritivo. Foto: LarisaBlinova/iStock

Ingredientes:

1 colher (sobremesa) de mel;
1 abacate macerado;
2 gotas de óleo de gergelim.

Modo de preparo e uso: misture o mel, o abacate macerado e o óleo com uma colher. Aplique no couro cabeludo e deixe agir por cerca de 20 minutos. Lave com água fria para deixar o cabelo macio e brilhante.

Máscara esfoliante (para caspa ou descamações)

Babosa hidrata sem aumentar a oleosidade. Foto: Zoonar/j.wnuk
Babosa hidrata sem aumentar a oleosidade. Foto: Zoonar/j.wnuk

Ingredientes:

Açúcar mascavo (quanto baste para cobrir o couro cabeludo);
Óleo de gergelim (quanto basta para umedecer o açúcar).

Modo de preparo e uso: misture o óleo (que vai amolecer as casquinhas) e o açúcar mascavo para formar uma pasta. Aplique no couro cabeludo e massageie bem. Lave normalmente, que o açúcar derreterá sem grudar nos fios.

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual assunto você mais gosta de ver na newsletter do DaquiDali?

Carregando ... Carregando ...