Thinkstock
Beleza Beleza

Máscaras caseiras recuperam a pele e previnem o envelhecimento

Os exageros das festas de fim de ano somados ao sol, cloro e outros agentes nocivos podem sobrecarregar muito a pele, que tende a ficar sem viço e com sinais claros de cansaço. Mas pode ficar tranquila: com algumas receitas naturais e muito práticas é possível não só reverter o problema, como também combater o envelhecimento e os radicais livres. A bioquímica e terapeuta ortomolecular Heloísa Bernardes, autora do livro “De olho na saúde” ensina quatro opções.

+ Em alta: seis peças curinga para completar seus looks neste verão

+ Sylvio Rezende dá dicas para evitar as pontas duplas neste verão

+ Inspire-se no estilo moderno de Giovanna Antonelli em “Sol Nascente”

Máscara nutritiva e rejuvenescedora

Ingredientes:

250 g de abóbora madura sem casca;
1 gema de ovo crua;
3 colheres (chá) de gelatina incolor e sem sabor em pó;
3 colheres (chá) de mel;
1 colher (chá) de óleo de gergelim.

Modo de preparo: rale a abóbora e bata com um pouco de água filtrada morna no liquidificador. Depois, junte a gema e a gelatina e bata novamente. Em seguida, adicione o mel e continue batendo até que todos os ingredientes estejam agregados de forma homogênea. Aplique no rosto e no pescoço e deixe agir por 1 hora. Retire com água morna e depois lave o rosto com água fria. Repita uma vez por semana.

Máscara firmadora

Ingredientes:

1 clara de ovo;
1 colher (sobremesa) de mel;
4 colheres (chá) de água quente;
1 colher (sobremesa) de óleo de linhaça;
2 folhas de gelatina incolor e sem sabor.

Modo de preparo: bata a clara até chegar em ponto de neve. Incorpore delicadamente o mel. Aplique a mistura em todo o ros­to com o auxílio de um pincel ou um chumaço de al­godão. Misture a água quente e o óleo de linhaça.

Passe as folhas de gelatina em água fria e, logo em seguida, passe-as nessa mistura e aplique-as no rosto. Deixe repousar por 15 minutos e, em seguida, retire delicadamente, como um filme. Use uma esponja com água e óleo de linhaça no rosto.

Creme facial noturno antirrugas

GreenArtPhotography/iStock
GreenArtPhotography/iStock

Indicado para uso a partir dos 25 anos, para todos os tipos de pele. Ajuda também a clarear as sardas pronunciadas.

Ingredientes:

1 pepino;
1 colher (chá) de óleo de gergelim;
1 colher (sopa) de farinha de trigo integral;
1 colher (sopa) de amido de milho.

Modo de preparo: descasque o pepino e bata-o no liquidificador, acrescentando um pouco de água filtrada, se necessário. Coe em um pano e reserve o suco. Em um recipiente, junte o suco de pepino aos demais ingredientes e misture bem, até obter um creme de consistência macia. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha de trigo ou amido de milho.

Aplique à noite, após a limpeza do rosto, massageando levemente.  Durma com o creme e, na manhã seguinte, retire-o com água fria. Aplique uma vez por semana.

Creme de limpeza facial para todos os tipos de pele

Ingredientes:

½ xícara (chá) de água morna;
½ xicara (chá) de farinha de aveia;
1 colher (sopa) rasa de óleo de macadâmia.

Modo de preparo: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que a mistura fique cremosa e homogênea. Guarde em um recipiente bem vedado na geladeira e use pela manhã e à noite por até dois meses. Para aplicar, ponha uma pequena porção na palma da mão e massageie o rosto com ela. Em seguida, enxague bem com água morna.

Dica DaquiDali: se você não sabe se é alérgica a qualquer um dos ingredientes, não use as receitas. Além disso, sempre consulte um médico para entender as necessidades da sua pele.

Advertisement

Enquetes

enquete

Que esmalte é o seu queridinho da estação?

Carregando ... Carregando ...