Use a maquiagem para ficar mais jovem. Trio de profissionais te ajuda
Maquiagem

Use a maquiagem para ficar mais jovem. Trio de profissionais te ajuda

Sua pele já não tem a mesma firmeza e as ruguinhas começam a aparecer? Hora de colocar em prática algumas dicas de maquiagem que podem te ajudar a rejuvenescer o visual, além de esconder aquelas imperfeições que incomodam qualquer mulher. Um time de maquiadoras revelou os melhores truques para manter a sua beleza em dia. “Com o tempo é uma ótima pedida e tentar equilibrar uma pele bem bonita e uma maquiagem bem leve.", diz Mariana Brito.

+ O corte de cabelo certo pode te deixar mais jovem! Hair stylist ensina

Para começar

A também maquiadora Marci Freita conta que, para esconder alguns sinais da idade, deve-se antes de tudo pensar na hidratação da pele com um produto especifico. “O ritual de preparação é limpar, tonificar, hidratar e depois começar com o processo de maquiagem. A base deve ser de textura líquida, conseguindo assim uma cobertura de pele sem perigo de que essa mesma base acumule em linhas de expressão”, conta.

Uma dica importante é usar produtos anti-idade desde cedo. “Usar produtos anti-idade a partir dos 25, 30 anos é preparar a pele para o futuro”, explica a maquiadora Rafaela Zanini. Para quem já tem linhas de expressão e rugas, o mais importante é evitar produtos em pó e excessos, porque o que está sobrando vai acumular e acentuar ainda mais esses sinais de idade.

Atenção aos produtos!

Se você vai às compras, as profisssionais ressaltam que é fundamental pensar é a textura da base. “Bases pesadas ou muito cremosas tendem a acumular nas linhas de expressão e rugas mais fundas, o que só chama ainda mais a atenção para elas. Já a cor vai depender mesmo da pele, pois nem toda pele madura tem manchas de sol, por exemplo”, destaca Rafaela.

E todos os produtos, segundo as três maquiadoras, devem ser pensados e comprados para evitar esse acúmulo nas linhas de expressão. “Indico o uso do corretivo líquido também porque é mais difícil de acumular na região dos olhos e em outras possíveis rugas”, diz Marci. Ela ainda conta que existem primers à base de silicone que dão esse efeito de tencionar os músculos do rosto. “Realmente dão esse efeito, mas pelo período de tempo de duas a três horas”, completa.

Mariana Britto lembra que o seu tipo de pele não pode ser deixado de lado na hora de escolher os produtos de maquiagem. Para as peles secas, por exemplo, ela indica produtos que hidratem a pele ao máximo, pois deixam um aspecto mais natural. Já para as peles normais, a única dica é prestar atenção na finalidade de cada base e, para as oleosas, passar longe de produtos com brilho. “Escolha bases opacas para pele não parecer mais oleosa do que já é”.

Partindo para a ação

Com a pele bem preparada usando as dicas dadas acima, é hora de  apostar na criatividade. E aqui vale a máxima de ficar atenta para não destacar o que você gostaria de esconder. “O pó (compacto ou solto) pode se tornar um grande vilão, deixando a pele com ar ressecado e com aparência de que vai descascar. Hoje em dia, encontramos o blush, por exemplo, em forma líquida ou em forma de bastão”, destaca a maquiadora Rafaela. Ainda de acordo com ela, se a pessoa tiver a pele madura e oleosa ou muito sensível vale apostar em maquiagem mineral.

As três maquiadoras concordam que, se a ideia é parecer mais jovem, é essencial evitar o brilho. “Sombra e blush mate são indicados para peles maduras independente da textura da pele”, explica Marci. E, mesmo em eventos noturnos ou festas que pedem um pouco mais de glamour, a dica é destacar os olhos. “A sombra mais caprichada não atrapalha desde que seja o foco da maquiagem, mas é claro que tons mais leves vão deixar mais jovial. Então, no lugar do preto use o marrom. Esfume e quando achar que está bom esfume mais um pouquinho. Além de envelhecer, o make marcado dá um ar vulgar”.

Dica de profissional: se você não gosta das suas sardas, tem acne ou olheiras, pode usar o corretivo certo para disfarçar essas imperfeições, como conta Mariana Britto:

Espinhas: aposte no corretivo verde

Olheiras em tons roxo: aplique o corretivo amarelo

Olheiras em tons marrom: use o corretivo alaranjado.

Sardas: passe o corretivo roxo.

Demais marquinhas em tons menos evidentes: aplique o corretivo do tom da sua pele, fazendo um bom acabamento com a base e o pó.

Tags

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual tendência você acha mais difícil de usar?

Carregando ... Carregando ...