Dossiê do delineador: aprenda a dominar esse aliado da beleza
Maquiagem

Dossiê do delineador: profissionais te ajudam a dominar esse aliado da beleza

Destacar os olhos é um dos grandes truques da maquiagem e, para isso, o delineador é quase indispensável: ele pode aumentar o olhar, dar a ilusão de cílios maiores e garantir aquele charme a um visual básico. Como chegar ao traço perfeito, no entanto, pode ser um verdadeiro desafio – principalmente para quem não tem muita prática. Está nesse time? Então fique atenta a essas dicas espertas de maquiadoras: 

+ Use a maquiagem para ficar mais jovem.Trio de profissionais te ajuda

Getty Images Entertainment

Para iniciantes

O primeiro passo para o traço delineado de sucesso é escolher o produto com o qual você se dá melhor. Atualmenta há no mercado versões líquidas, em gel, a caneta delineadora e o bom e velho lápis para olhos. Segundo a maquiadora Pirscila Gaspar, para quem está começando, a dica é apostar na versão em gel. “A caneta é fácil de usar, porém a maioria delas não deixa o traço tão intenso. Eu gosto bastante do delineador em gel aplicado com o pincel de ponta fina (ou chanfrado). Pra quem tem dificuldade, até um lápis preto bem apontado funciona bem, mas tem ser macio e bem forte”, explica.

E antes de querer arrasar com o make, permita-se errar, como sugere a maquiadora Renata Canales. “O truque é treinar, treinar e treinar”, brinca. Ainda assim, algumas dicas podem facilitar a sua vida. “Uma ideia é apoiar o cotovelo na mesa para ter mais firmeza e, caso seja muito iniciante no delineador, ajuda bastante começar a traçar pequenas linhas e ir juntando, ao invés de traçar tudo de uma vez e acabar errando”, indica. Outra boa ideia de profissional é fazer o primeiro traçado com lápis de olho, como uma espécie de guia, e só aplicar o delineador por cima. “De qualquer forma é a prática que leva a perfeição”.

Depois do delineado básico, chega a hora de aprender a fazer o amado e sexy traço gatinho, aquele que dá aquela puxadinha de leve para cima no canto externo dos olhos. Segundo Renata, depois de fazer todo delineador rente ao cílios é que chega a hora do gatinho “No final do olho (parte inferior) tem uma angulação que segue a linha olho, apoiando o pincel deitado dá para ver essa angulação. Pode começar o traçado por ai, em direção ao final da sobrancelha. Depois você liga a ponta ao delineado que puxou da parte inferior para a que está rente ao cílios”, explica a maquiadora.


Getty Images Entertainment

Aliado da beleza

Segundo Priscila, se usado em harmonia com o make e o estilo da pessoa, caprichar no contorno dos olhos fica bem em qualquer momento. Para ela, o único cuidado é sobre a espessura do traço. “Eu acho que o grosso é para quando o delineado é o elemento principal da maquiagem. Já o fino, é mais usado pra finalizar quando já temos um trabalho de sombra, mais pra dar contorno e acabamento”, orienta.

Quanto às cores dos produtos, a maquiadora conta que é válida a mesma regra. “Vai do bom senso. Se quiser o traço evidente, a sombra tem que ser clara, pois, se usar a sombra escura o delineador passa a ser só um traço como acabamento”.

Para Renata Canales, não é necessário combinar a cor do delineador com a da máscara para cílios e da sombra. “Tem muitos delineadores coloridos no mercado e nem por isso se você usar delineador verde deve usar máscara de cílios verde. Fica bem exagerado, a não ser que seja maquiagem de editorial de moda”, explica a maquiadora. Ainda de acordo com ela, geralmente o delineador pode variar de cor, mas a máscara para cílios permanece preta.


Getty Images Entertainment

De acordo com o seu olho

Segundo ambas as maquiadoras, o traçado ideal precisa combinar com o formato do olho de cada pessoa. Então veja o que mais se aplica no seu caso, de acordo com as profissionais:

– Olhos pequenos: o delineador pode ser usado somente da metade do olho em direção ao canto externo. É indicado aplicar duas sombras: uma escura no canto externo e uma clara no canto interno, para dar a ilusão de que os olhos são maiores. O lápis bege na linha d’água, muito curvex e máscara para cílios também ajudam a abrir o olhar.

-Olhos grandes: podem usar traçado fino ou grosso, e uma sombra escura para diminuir a sensação de serem muito grandes. Isso, se a pessoa quiser disfarçar o tamanho dos olhos.    

– Olhos fundos: Se o olho já tem o côncavo bem marcadinho não tem muita necessidade de marcá-lo com uma sombra escura, porque vai dar mais profundidade ao olhar. A boa escolha é fazer um côncavo sutil e no resto dos olhos aplicar uma sombra mais clara. O traço do delineador pode ser em toda pálpebra e bem fino para não pesar.

– Olhos próximos: aqui é melhor usar o delineador somente no canto externo junto com uma sombra escura também no canto externo. Assim ganha-se a impressão de que os olhos ficam mais alongados no final. Iluminar o canto interno também ajuda a parecer que os olhos estão mais afastados um do outro.

– Olhos afastados: nesse caso, o procedimento é o inverso. Uma sombra  escura e esfumada no canto interno ajuda a aproximar o olhar. Outro truque é puxar o delineador para dentro dos olhos, de maneira a diminuir o espaço entre eles.

– Olhos caídos: pálpebra caidinha geralmente "carimba" o delineador (ou seja, a marca do traço fica replicada em outra parte da pálpebra). Para acabar com o problema, o ideal é fazer o efeito do delineador com uma sombra, uma vez que o produto em pó e menos "grudento" que o delineador. Também é possível diminuir o efeito ao aplicar o pó translúcido solto sobre o delineador para selar o trabalho. Mas muito cuidado com a quantidade de produtos, pois é quase nada. Se for habilidosa é legal puxar um gatinho para levantar o olhar.

– Olhos asiáticos: fica lindo com delineado puxadinho ou um simples delineado rente aos cílios. Para orientais é importante marcar o côncavo com sombra marrom para não ficar sem profundidade o olhar.

Tags

Advertisement

Enquetes

enquete

Qual assunto você mais gosta de ver na newsletter do DaquiDali?

Carregando ... Carregando ...